Descrição de chapéu Banco Central tecnologia

Mercado Livre lança criptomoeda no Brasil que servirá como cashback

MercadoCoin está disponível para usuários do Mercado Pago

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

André Romani
São Paulo | Reuters

O Mercado Livre anunciou nesta quinta-feira (18) a criação de uma criptomoeda chamada MercadoCoin, que será implementada como parte de um programa de fidelidade de clientes da maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.

O Mercado Livre informou que os clientes ganharão "MercadoCoins" como cashback ao comprarem produtos na plataforma.

Os consumidores poderão então usar a moeda digital, que segue o padrão de token ERC-20 –para monitoramento das transações–, da ethereum, para novas compras no Mercado Livre, com opção de pagar apenas uma fatia em MercadoCoins.

Representações de criptomoedas sobre notas de Reais - Ricardo Moraes/Reuters

Para quem for cliente Mercado Pago, unidade de serviços financeiros da empresa, também será possível negociá-la ou adquirir mais unidades em mercado.

"Quem comprou produto e recebeu MercadoCoins, na sua próxima compra, no pagamento, pode pagar com todas as modalidades e uma delas é usando MercadoCoin", afirmou Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no país, a jornalistas.

A criptomoeda está disponível a partir desta quinta-feira para 500 mil usuários no Brasil e deve chegar a toda a base de clientes da companhia no país, cerca de 80 milhões, até o final de agosto, disse Yunes. A medida deve ser expandida para outros países da América Latina, mas ainda não há um cronograma.

Os produtos cujas compras gerarão MercadoCoins e a relação entre quantas moedas o cliente ganhará em cada pagamento serão definidos pelo time de negócios da empresa, de acordo com Yunes.

"O time de negócios vai decidir o quanto de MercadoCoin a gente quer colocar, para quais categorias (de produtos) e o percentual do valor do produto", disse ele, acrescentando que é a mesma dinâmica que ocorre nas campanhas comerciais.

Para os vendedores no Mercado Livre, nada muda, já que não receberão o pagamento em MercadoCoin, mas em moeda local por meio de conversão.

LONGO PRAZO

A iniciativa vem em meio ao acirramento da competição no varejo online brasileiro, diante do impacto de questões macroeconômicas como taxa de juros e inflação, e desaceleração após o boom de vendas impulsionado pela pandemia. Ao mesmo tempo, ocorre depois de uma forte derrocada nos preços de criptomoedas globalmente neste ano, colocando o setor em cheque.

"Estamos olhando para o longo prazo, nas oportunidades, não estamos pensando nas oscilações de curto prazo", disse Yunes.

A moeda tem um valor inicial equivalente a US$ 0,10, informou a companhia, e sua cotação vai variar de acordo com a oferta e demanda de mercado, não tendo lastro.

Ainda que inicialmente a negociação da MercadoCoin só esteja disponível no Mercado Pago, uma das ideias é ampliar para plataformas externas no futuro, segundo os executivos da companhia, que também não deram detalhes de quando isso pode ocorrer. Atualmente, o Mercado Pago oferece a compra e venda de bitcoin, USDP e ethereum.

Os investimentos na criação da moeda, cujo desenvolvimento demorou 18 meses, e a estimativa de em quanto ela pode alçar os resultados do Mercado Livre não foram divulgados pelos executivos.

Em Nova York, onde são negociadas, as ações do Mercado Livre recuavam 1,9% por volta das 11h35 (horário de Brasília).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.