Descrição de chapéu sustentabilidade

Grupo suíço lança cápsulas de café 100% biodegradáveis, sem alumínio nem plástico

Novo material da empresa tem forma de esferas de café comprimido recobertas por película à base de algas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Zurique | AFP

O grupo suíço Migros está lançando um novo tipo de cápsula de café, em forma de grânulos totalmente biodegradáveis, numa tentativa de conquistar participação em um mercado amplamente dominado por sua compatriota Nestlé, fabricante da famosa marca de cápsulas Nespresso.

Primeiro a distribuir o novo produto em massa na Suíça, o grupo Migros espera seduzir os consumidores ao responder às suas novas expectativas ambientais; os consumidores estão cada vez mais preocupados com desfrutar do café sem gerar resíduos.

As novas cápsulas de café da empresa têm a forma de esferas de café comprimido recobertas por uma fina película à base de algas, o que permite evitar embalagens de alumínio ou plástico.

Cápsulas de café biodegradáveis em apresentação do novo sistema de máquina de café CoffeeB da varejista suíça Migros, em Zurique, Suíça - Arnd Wiegmann - 6.set.2022/Reuters

As máquinas de café da empresa, ao contrário das vendidas por outros fabricantes, são produzidas em parte com materiais recicláveis, revelou o grupo suíço.

Muitos consumidores agora estão preocupados com o custo de suas contas de energia, e as novas máquinas entram automaticamente em modo de espera se ficarem inativas por mais de um minuto, enfatizou o grupo suíço em uma entrevista coletiva.

As cápsulas totalmente biodegradáveis serão comercializadas inicialmente na Suíça e França, a partir de terça-feira, mas o interesse em outros países "já é enorme", disse Fabrice Zumbrunnen, o presidente da Migros, em uma entrevista coletiva em Zurique.

Cerca de 63 bilhões de cápsulas de café são vendidas anualmente no mundo todo, e geram 100 mil toneladas de resíduos, de acordo com números fornecidos pela Migros, cujo objetivo é ampliar sua participação no mercado no café, ele disse.

A Nestlé e sua concorrente holandesa JDE Peet's (Jacobs, L'Or, Tassimo, Senseo) respondem por cerca da metade do mercado de café na Europa Ocidental, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor.

Em comparação a Migros é muito pequena. Segundo a Euromonitor, a participação de mercado da marca Café Royal, distribuída por sua subsidiária Delica, foi de apenas 0,3% do mercado da Europa Ocidental em 2021.

A Nespresso tem 12,1% de participação de mercado na região. A Nestlé também controla as marcas Nescafé (7,7% de participação no mercado) e Nescafé Dolce Gusto (5%). A isso devemos somar as cápsulas de café Starbucks (1,1% do mercado), já que a Nestlé tem uma parceria com a empresa americana desde 2018.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.