Ministros se engajam por reeleição de Bolsonaro e fazem campanha nas redes sociais

Membros do governo usam páginas pessoais para não ferirem restrições impostas pela legislação eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em busca de um impulso nas intenções de voto para Jair Bolsonaro (PL), os principais ministros do governo atenderam aos apelos da campanha e do próprio chefe do Executivo e se engajaram na defesa do candidato à reeleição em entrevistas e redes sociais.

O comitê de campanha, liderado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), recomendou que as postagens na internet de qualquer conteúdo, inclusive trechos das entrevistas, fossem feitas em páginas pessoais para não ferirem as restrições impostas pela legislação eleitoral.

Foram convocados o ministro Fábio Faria (Comunicações), que assumiu o pelotão de frente dessa força-tarefa, e os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Adolfo Sachsida (Minas e Energia) e Marcelo Sampaio (Infraestrutura).

Ministro Paulo Guedes (Economia) e presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sá - 27.jun.22/AFP

Os três últimos, de pastas técnicas, passaram a ter a missão de defender as medidas já tomadas, fazendo contraponto com a gestão do PT sempre que possível. Outra orientação dada a esse grupo foi o uso de dados econômicos com o objetivo de impulsionar a avaliação do governo.

Inicialmente, a estratégia não saiu exatamente como esperava o comitê da candidatura à reeleição. Mas, com o passar do tempo, os ministros começaram a se engajar na campanha.

Guedes também intensificou sua participação no debate. Na última quarta-feira (14), afirmou no Rio de Janeiro que do outro lado da disputa presidencial "tem o capeta", em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que foi visto por integrantes do Palácio do Planalto como o ataque mais duro de Guedes ao petista desde o início das eleições.

Guedes também usou a estrutura estatal de rádio e TV em plena campanha presidencial para exaltar o desempenho do governo na economia. Com uma entrevista de 24 minutos ao programa Voz do Brasil, o governo e o ministro podem, inclusive, ter violado a lei eleitoral.

O programa é de transmissão obrigatória para todas as rádios do país e também foi retransmitido em vídeo pela estatal TV Brasil.

A atuação do ministro da Economia tem agradado aos estrategistas da campanha do presidente, inclusive pelas respostas sobre a falta de verbas para programas sociais em 2023, ao mencionar que o governo dará um jeito de as iniciativas serem executadas (mesmo sem explicar como).

Nas redes, o clima de campanha tomou conta dos perfis dos ministros desde o fim de agosto. Um dia antes do 7 de Setembro, Faria criticou reportagem do UOL sobre a compra de imóveis por integrantes da família de Bolsonaro com dinheiro vivo. "Não pode fazer uma matéria dessa a 30 dias da eleição", escreveu.

Depois, atacou as pesquisas eleitorais divulgadas pela Quaest e pelo Ipec, ambas desfavoráveis a Bolsonaro. Também defendeu a participação da primeira-dama Michele Bolsonaro na campanha após restrições impostas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e criticou abertamente Lula.

Próximo a Bolsonaro e um dos primeiros a se engajar na campanha, o ministro Sachsida passou a comemorar nas redes a queda de preços dos combustíveis e da inflação. Também tem defendido medidas econômicas, publicado fotos com preços nos postos, criticado o PT e já disse que Bolsonaro vai vencer no primeiro turno.

"Se dependesse de Lula, o brasileiro estaria pagando mais caro pela gasolina, pelo etanol e pelo diesel. Além disso, a conta de luz estaria mais cara!!!", escreveu.

Mais discreto na ofensiva, Sampaio tenta reforçar a imagem positiva do governo por meio de vídeos e imagens das obras entregues pelo Ministério da Infraestrutura. O chefe da pasta reverbera também o discurso da cúpula do governo sobre a economia "pujante" do Brasil, dando ênfase a dados repetidos várias vezes por Guedes.

Sampaio já interagiu com páginas de influenciadores apoiadores de Bolsonaro, como Kim Paim e Barbara, do canal Te Atualizei —que estava entre os perfis de YouTube impedidos de arrecadar recursos pela plataforma por decisão do TSE em 2021.

O ministro da Infraestrutura diz estar "orientado pelo respeito à legislação eleitoral, tendo, como cidadão, assegurada a garantia de livre manifestação nas suas redes pessoais".

Ministros podem cometer violação da lei eleitoral e praticar ato de improbidade administrativa se usarem a estrutura estatal para favorecer o candidato à reeleição, o que especialistas dizem ter sido o caso de Guedes na Voz do Brasil.

"É um programa obrigatório, repetido por todas as rádios do país. Você está forçando a exibição daquela entrevista por todas as emissoras do Brasil. Temos nitidamente algo que desequilibra indevidamente a disputa eleitoral, o que configuraria abuso de poder político", afirmou Volgane Carvalho, secretário-geral da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), em entrevista recente.

Parte dos analistas também vê problemas na mera presença de Guedes em eventos com empresários quando ele faz ataques a Lula e promessas para um novo mandato —o que poderia representar abuso de poder político.

Marcelo Vitorino, professor de marketing político na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) que comandou a campanha de Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) para prefeito do Rio em 2016, pondera que a postura dos ministros não é diferente do comportamento em governos anteriores.

"Se for uma produção pessoal ou se o ministro simplesmente estiver compartilhando a produção da campanha do candidato dele, não há problema. Acho até normal que um membro do governo defenda a continuidade do governo a que ele pertence", afirmou.

De acordo com o TSE, a publicação de elogios ou críticas a candidatos, feitos por eleitores em página pessoal, não é considerada propaganda eleitoral.

Gustavo Guedes, advogado especialista em direito eleitoral, não vê necessidade de uma limitação adicional a agentes políticos no uso de suas redes sociais por exercerem funções públicas.

"Da mesma forma que entendo que influencers, jogadores de futebol, cantores, popstars têm direito à liberdade de expressão, podem utilizar suas redes para se posicionar, não vejo uma restrição a algum ocupante de cargo público para não poder utilizar suas redes para falar o que entender de direito", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.