Descrição de chapéu Folhainvest natura

Ações da Natura disparam com possível IPO da Aesop e listagem nos EUA

Empresa informou que seu conselho autorizou estudos para oferta inicial de ações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As ações da Natura&Co dispararam na Bolsa de Valores brasileira nesta terça-feira (18). Na véspera, a empresa informou por meio de comunicado ao mercado que o seu conselho de administração autorizou estudos para um possível IPO (uma oferta inicial de ações) da Aesop, marca de cosméticos australiana adquirida pela companhia brasileira há quase uma década.

As ações da Natura (NTCO3) fecharam em alta de 9,62%, ao valor de R$ 14,24. No pico de valorização, pela manhã, os papéis dispararam mais de 18% e chegaram ao preço de R$ 15,40.

A companhia ainda acumula queda de 44% em 2022, enquanto o resultado do Ibovespa neste ano é positivo em 10,42%.

Logotipo da Natura na sede da empresa em São Paulo
Logotipo da Natura na sede da empresa em São Paulo - Amanda Perobelli - 19.dez.2019/Reuters

De acordo com o documento público enviado ao mercado, o IPO poderá ser precedido de uma cisão, com uma listagem nos Estados Unidos.

"O IPO vem sendo avaliado nos últimos meses como uma alternativa para financiar o crescimento acelerado da Aesop, e a administração da Natura&Co vem tomando passos necessários para buscar tal alternativa", afirmou o conglomerado em fato relevante.

A Natura afirmou no comunicado que uma eventual cisão poderia desbloquear mais valor para Aesop. Em qualquer caso, o negócios seguirá sob liderança do atual presidente Michael O'Keeffe por meio de uma holding a ser listada nos Estados Unidos.

"O anúncio é positivo, já que possibilitaria um destravamento de valor para a companhia, tendo em vista que a Aesop foi a marca que apresentou os melhores resultados nos últimos trimestres, destoando das outras unidades, crescendo consistentemente e apresentando uma boa rentabilidade", comentou Marcus Labarthe, sócio da GT Capital.

O anúncio ocorre cerca de um mês após uma disparada das ações da Natura na Bolsa, em meio a rumores envolvendo uma reestruturação de unidades do conglomerado de cosméticos, reportou a agência Reuters.

Na época, a companhia havia negado que seu conselho de administração estivesse conduzindo algum estudo para cisão da Aesop ou venda da marca inglesa The Body Shop.

O movimento acontece meses após Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander Brasil e do Grupo Abril, ser anunciado como novo presidente-executivo da companhia.

Desde então, a Natura&Co vem falando em reorganizar suas operações para dar mais autonomia às unidades de negócio, deixar sua estrutura mais leve e potencialmente sair de mercados menos rentáveis.

Além da marca de produtos para pele e cabelo australiana Aesop e da empresa inglesa de cosméticos The Body Shop, a Natura também detém é dona da Avon.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.