China diz que EUA abusam de poder com controles sobre exportação de chips

Na sexta-feira (7) o governo Biden restringiu o acesso da China à tecnologia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yew Lun Tian
Pequim | Reuters

Novos controles de exportação impostos pelos Estados Unidos e direcionados a fabricantes de chips chineses são um abuso de medidas comerciais e projetados para manter a "hegemonia tecnológica" do país, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, neste sábado (8).

O governo dos EUA publicou um amplo conjunto de controles de exportação na sexta-feira (7), incluindo uma medida para cortar o acesso da China a certos microprocessadores fabricados em qualquer lugar do mundo com equipamentos dos EUA.

"Os Estados Unidos só vão se machucar e se isolar quando suas ações saírem pela culatra", disse Mao em comunicação de rotina com a imprensa.

Chip em centro de pesquisa de semicondutores de Taiwan - Ann Wang - 16.set.2022/Reuters

As medidas adotadas pelo país norte-americano são uma tentativa de estabelecer o domínio sobre computação avançada e tecnologia de semicondutores que são essenciais para as ambições militares e econômicas da China.

O pacote de restrições é projetado em grande parte para retardar o progresso dos programas militares chineses, que usam supercomputação para modelar explosões nucleares, dirigir armas hipersônicas e estabelecer redes avançadas para vigiar dissidentes e minorias, entre outras atividades.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Alan Estevez, subsecretário de Comércio para indústria e segurança, disse que seu gabinete está trabalhando para impedir que tecnologias sensíveis com aplicações militares sejam adquiridas pelos serviços militares, de inteligência e de segurança da China.

"O ambiente de ameaças está sempre mudando, e estamos atualizando nossas políticas hoje para garantir que estamos enfrentando os desafios apresentados pela RPC enquanto continuamos nosso contato e coordenação com aliados e parceiros", disse ele, referindo-se à República Popular da China.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.