Descrição de chapéu tecnologia Banco Central

Reguladores globais miram plataformas de criptomoedas após colapso da FTX

Controle pode se basear em princípios de outros setores que lidam com conflitos de interesse

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Huw Jones
Londres | Reuters

A queda da corretora de criptomoedas FTX injetou maior urgência na regulamentação do setor e mirar esses "conglomerados" de plataformas será o foco das autoridades em 2023, disse o novo presidente do órgão regulador de valores mobiliários globais, Iosco, em entrevista.

Jean-Paul Servais disse que a regulamentação de plataformas pode se basear em princípios de outros setores que lidam com conflitos de interesse, como agências de classificação de ratings e compiladores de benchmarks de mercado, sem ter que começar do zero.

Os ativos digitais como o bitcoin existem há anos, mas os reguladores têm resistido em criar regras para o segmento. Mas a implosão da FTX, que deixou cerca de 1 milhão de clientes enfrentando perdas de bilhões de dólares, ajudará a mudar isso, disse Servais à Reuters.

logo FTX em meio a moedas douradas
FTX era um dos maiores players do mercado de cripto nos EUA, mas quebrou este mês. - REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

"O senso de urgência não era o mesmo há dois ou três anos. Existem algumas opiniões divergentes sobre se os ativos digitais são um problema real em nível internacional, porque algumas pessoas pensam que ainda não é um problema e risco material", disse.

A Iosco, que coordena as regras para os países do G20 e outros, já estabeleceu princípios para regular as stablecoins, mas agora o foco está voltado para as plataformas.

Nas finanças tradicionais, há separação funcional entre atividades como corretagem, negociação, serviços bancários e emissão de títulos, cada uma com seu próprio conjunto de regras de conduta e salvaguardas, mas que não se aplicam ao mercado de criptomoedas, segundo Servais.

"Por motivos de proteção ao investidor, é necessário fornecer clareza adicional a esses criptomercados por meio de orientação direcionada na aplicação dos princípios da Iosco aos ativos digitais", disse.

A entidade, ou Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários, com sede em Madri, é um órgão guarda-chuva para vigilantes do mercado, como a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) nos Estados Unidos, a Bafin na Alemanha, a Agência de Serviços Financeiros do Japão e a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, que se comprometem a aplicar as recomendações do órgão.

Os novos mercados da União Europeia de ativos digitais ou estrutura MiCA são um "ponto de partida interessante" para o desenvolvimento de orientação global, pois se concentra na supervisão de operadores de criptomoedas, disse Servais. Ele preside também o regulador financeiro belga FSMA.

"Acho que o mundo está mudando. Sabemos que há espaço para desenvolver novos padrões sobre a supervisão desse tipo de conglomerado de criptomoedas. Há uma necessidade óbvia."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.