Tesla diz que ajudará a investigar acidente fatal na China; veja vídeo

Acidente com carro em alta velocidade matou um motociclista e uma estudante na província de Guangdong

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

A montadora de carros americana Tesla disse no domingo (12) que vai ajudar a polícia da China a investigar um acidente envolvendo um de seus carros Model Y, depois que reportagens na mídia local disseram que duas pessoas morreram e três ficaram feridas quando o motorista perdeu o controle do veículo.

O incidente em 5 de novembro, na província de Guangdong, no sul da China, matou um motociclista e uma estudante, informou o Jimu News, que postou um vídeo de um carro em alta velocidade colidindo com outros veículos e um ciclista.

Exibição da Tesla em Xangai, China - Aly Song - 20.abr.2021/Reuters

"A polícia está atualmente procurando uma agência de avaliação terceirizada para identificar a verdade por trás desse acidente, e forneceremos ativamente qualquer assistência necessária", disse a fabricante de veículos elétricos de Elon Musk à agência Reuters em uma mensagem no domingo, alertando contra acreditar em "rumores".

A China é o segundo maior mercado da Tesla, e o acidente esteve entre os principais tópicos de tendências na plataforma de rede social Weibo no domingo.

A Jimu News citou a polícia de trânsito dizendo que a causa do incidente na cidade de Chaozhou não tinha sido identificada, e um membro não identificado da família do motorista que disse que o homem, 55, teve problemas com o pedal do freio quando estava prestes a encostar na frente da loja da família.

A Tesla disse que vídeos mostraram que as luzes de freio do carro não estavam acesas quando o carro estava em velocidade e que seus dados mostravam problemas como não haver ação de pisar nos freios durante o trajeto do veículo.

Ligações para a polícia de Raoping, município onde aconteceu o acidente, não foram respondidas no domingo.

A Tesla já enfrentou reclamações de falha de freio na China antes.

Em seu comunicado à Reuters, a empresa disse que um proprietário de carro foi obrigado por um tribunal a se desculpar publicamente e indenizar a empresa depois que a corte decidiu que os comentários que ele fez à mídia sobre problemas com seus freios eram inconsistentes com os fatos e prejudicaram a reputação da Tesla.

A Reuters não pôde verificar imediatamente a afirmação da Tesla.

No ano passado, uma cliente insatisfeita causou agitação nas redes sociais ao subir na capota de um Tesla no Salão do Automóvel de Xangai para protestar contra o tratamento dado pela empresa a suas reclamações sobre freios defeituosos envolvidos num acidente de carro.

Nesse caso, a Tesla disse que violações de velocidade estavam por trás do acidente, mas prometeu melhorar como trata as reclamações de clientes.

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

Liz Lee , Zhang Yan , Liangping Gao e Cui Zhuzhu
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.