Pela primeira vez, o gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba não divulgou os números de vendas do Dia dos Solteiros, em meio a uma desaceleração econômica que afeta a demanda.
Lançado em 2009, o Dia dos Solteiros é o maior festival de compras do mundo, superando em vendas datas similares como Black Friday e Cyber Monday nos Estados Unidos.
Em 2021, o Alibaba vendeu 540,3 bilhões de iuanes (US$ 76,1 bilhões, R$ 403,6 bilhões). Este ano, muitos analistas estavam na expectativa para ver se a empresa e outros varejistas poderiam atingir, juntos, o recorde de vendas de um trilhão de iuanes.
Em um comunicado divulgado neste sábado (12), porém, o Alibaba informou apenas que os resultados deste ano estavam "em linha com os do ano passado [...], apesar dos desafios macroeconômicos e do impacto da Covid-19", sem dar detalhes.
A nota afirma ainda que cerca de 290 mil marcas participaram da edição de 2022, com diferentes níveis de descontos.
Na sexta-feira (11), a empresa de pesquisa Syntum disse que plataformas como Alibaba e JD.com tiveram vendas combinadas de 262 bilhões de iuanes entre às 20h de quinta-feira (10) e as 14h (3h em Brasília) de sexta.
A data, que começou como uma festa de consumo desenfreado promovida pelo fundador do Alibaba, Jack Ma, perdeu intensidade nos últimos anos, em meio aos controles de Pequim sobre as plataformas comerciais e à diminuição da cobertura por parte da imprensa estatal.
Os consumidores também apertaram os cintos diante da persistência da estratégia de "Covid zero" do governo chinês, que provocou cortes salariais e afetou as cadeias de suprimentos.
O nome da data é uma celebração da solteirice inspirada nos quatro números "1", 11/11, por ser realizada no dia 11 de novembro.
Alibaba deve apresentar seu relatório de lucros a seus acionistas na próxima semana.
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