Descrição de chapéu União Europeia

Trabalhadores da Amazon fazem protestos na Europa durante a Black Friday

Movimento Make Amazon Pay (Faça a Amazon Pagar) visa a varejista num dos dias mais movimentados do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Funcionários de unidades da Amazon na Alemanha e na França entraram em greve nesta sexta-feira (25) como parte de um movimento em todo o mundo para atingir a varejista na Black Friday, um dos dias de compras mais movimentados do ano. Os manifestantes pedem melhores salários.

A iniciativa Make Amazon Pay, que convocou as greves, disse que ações industriais foram planejadas em mais de 30 países, incluindo os Estados Unidos.

Na Alemanha, houve manifestações em 9 dos 20 armazéns da Amazon no país, embora pela manhã a empresa tenha dito que a grande maioria de seus funcionários na Alemanha estava trabalhando normalmente.

Trabalhadores da Amazon protestam em armazém em Paris, na França - Benoit Tessier - 25.nov.2022/Reuters

Os sindicatos da França convocaram greve nos oito armazéns do país.

A Amazon France disse que não houve sinais de interrupção nas operações até agora. Dois dirigentes sindicais franceses afirmaram que não esperavam um grande comparecimento porque o aumento do custo de vida estava levando os funcionários a buscar horas extras.

O sindicato Verdi, que convocou as greves na Alemanha, exigiu que a empresa reconhecesse os acordos coletivos de trabalho para o setor varejista e de comércio por entrega. Também pediu um acordo coletivo adicional sobre o bem-estar dos trabalhadores, com um porta-voz do Verdi observando que os funcionários do depósito podem caminhar de 15 a 20 km por dia no trabalho.

Os sindicatos franceses pediram um bônus em dinheiro mais alto para o período anterior ao Natal, durante o qual os funcionários dos armazéns são solicitados a fazer muitas horas extras.

"Como empregadora, a Amazon oferece ótimos salários, benefícios e oportunidades de desenvolvimento —tudo em um ambiente de trabalho atraente e seguro", disse um porta-voz da Amazon na Alemanha em comunicado.

O porta-voz apontou para um aumento salarial para os funcionários de logística da Amazon na Alemanha a partir de setembro, com o salário inicial agora em 13 euros (US$ 13,52) por hora ou mais, incluindo pagamentos de bônus.

O salário médio após dois anos de trabalho é superior a 35 mil euros brutos por ano, disse a Amazon Alemanha, acrescentando que incluem extras como subsídios para transporte público e planos de pensão da empresa.

Trabalhadores de um armazém na cidade de Koblenz foram vistos do lado de fora perto de uma faixa vermelha e branca que dizia "Estamos em greve" em alemão, francês e inglês.

"Com o pequeno salário que você ganha, você não pode mais viver nestes tempos", disse um trabalhador e pai de três filhos.

Na Alemanha, a inflação está atualmente em sua taxa mais alta em décadas, acima de 10%. Um porta-voz do Verdi em Koblenz chamou o recente aumento salarial de "uma gota no balde" de 3%.

Um porta-voz da Amazon na França disse que todos os funcionários do armazém que ganham menos de 3.100 euros por mês receberão um bônus único de 500 euros, além de um bônus de final de ano de 150 euros acordado com os sindicatos.

O sindicato SUD, da França, pedia um bônus de Black Friday de mil euros, o dobro do pagamento oferecido pela Amazon, além de um extra de 150 euros por fim de semana trabalhado no quarto trimestre.

O oficial do SUD, Mathieu Ciserane, disse que 60 pessoas protestaram em frente ao local de Bretigny-sur-Orge, perto de Paris, na manhã desta sexta, com outras 50 ficando em casa de um total de 5.000 funcionários do local.

A Amazon nos Estados Unidos não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.