Descrição de chapéu indústria tecnologia

China abre processo na OMC contra restrições dos EUA para exportação de chips

País afirma que medidas americanas ameaçam estabilidade das cadeias de suprimentos industriais globais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anirudh Saligrama Emma Farge David Lawder
Bengaluru e Washington | Reuters

A China iniciou uma disputa comercial na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra os Estados Unidos por causa de suas medidas de controle de exportação de chips, informou o Ministério do Comércio da China.

Os EUA aprovaram em outubro um conjunto de normas para prejudicar a indústria chinesa de semicondutores, provocando uma reclamação de um importante grupo comercial da China.

"A China toma ações legais dentro da estrutura da OMC como forma necessária de abordar nossas preocupações e defender nossos interesses legítimos", disse um comunicado do Ministério do Comércio da China, segundo sua missão diplomática em Genebra.

Semicondutor produzido em Pequimm, na China - Kim Kyung-Hoon - 29.fev.2016/Reuters

A missão acrescentou que as restrições dos EUA "ameaçam a estabilidade das cadeias de suprimentos industriais globais".

A solicitação de consultas é o primeiro passo de um processo no organismo global de comércio. Os EUA bloquearam nomeações para o principal órgão de decisão da OMC em disputas comerciais, o que significa que algumas disputas nunca são resolvidas.

"Recebemos um pedido de consultas da [República Popular da China] sobre certas ações dos EUA que afetam os semicondutores", disse Adam Hodge, porta-voz do escritório do representante comercial dos EUA.

"Como já comunicamos, essas ações direcionadas estão ligadas à segurança nacional e a OMC não é o fórum apropriado para discutir questões sobre esse tema", disse Hodge em comunicado.

A reclamação da China sobre restrições à exportação de chips dos EUA ocorre dias após uma decisão da OMC contra Washington em um processo movido pela China sobre tarifas de metais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.