Ex-presidente da Alameda diz que escondeu bilhões em empréstimos para executivos da FTX

Caroline Ellison está cooperando com os promotores como parte de seu acordo judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luc Cohen

Sam Bankman-Fried e outros executivos da corretora de criptomoedas FTX receberam bilhões de dólares em empréstimos secretos da Alameda Research, disse a ex-presidente da Alameda a uma juíza.

Caroline Ellison, ex-presidente-executiva da Alameda Research, disse que ela e Bankman-Fried concordaram em esconder dos investidores e clientes da FTX que a Alameda poderia emprestar somas ilimitadas da corretora, de acordo com transcrição de audiência de 19 de dezembro revelada nesta sexta-feira (23).

Sam Bankman-Fried sai do tribunal federal de Manhattan - Jeenah Moon - 22.dez.2022/Reuters

À juíza, ela admite culpa por seu papel no colapso da FTX.

"Preparamos certos balanços trimestrais que ocultavam a extensão dos empréstimos da Alameda e os bilhões de dólares em empréstimos que a Alameda havia feito a executivos da FTX e a partes relacionadas", disse Ellison à juiza distrital dos Estados Unidos Ronnie Abrams no tribunal federal de Manhattan, de acordo com a transcrição.

Ellison está cooperando com os promotores como parte de seu acordo judicial.

Bankman-Fried, que também é dono da Alameda, foi acusado de orquestrar uma fraude "épica" que levou à perda de bilhões de dólares em recursos de clientes e investidores da FTX, sua corretora de criptomoedas.

Ele foi libertado na quinta-feira (22) sob fiança de US$ 250 milhões (R$ 1,3 bilhão) e reconheceu falhas de gerenciamento de risco da FTX, mas disse não acreditar que tenha responsabilidade criminal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.