Descrição de chapéu Folhainvest juros

Bolsa sobe quase 2% impulsionada por Itaú Unibanco; dólar fecha a R$ 5,19

Ação preferencial do banco sobe mais de 8% após divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bolsa fechou em alta de 1,97%, aos 109.951 pontos, impulsionada pelas ações dos bancos, sobretudo do Itaú Unibanco, que nesta terça anunciou os resultados referentes ao quarto trimestre de 2022. A notícia de que há ministros aconselhando Lula a baixar temperatura no confronto com o BC também contribuiu, segundo analistas.

O dólar comercial, por sua vez, fechou com leve queda frente ao real nesta quarta-feira (8). A moeda americana recuou 0,09%, sendo vendida a R$ 5,19 à vista, depois de ter avançado mais de 3% no acumulado das três sessões anteriores.

Dólar acumulou alta de 3% nos três últimos pregões até esta terça-feira - Dado Ruvic - 30.mai.2022/Reuters

O dia foi marcado pelos comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e pelas tensões provocadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com críticas ao Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto.

Nesta quarta, Lula afirmou que não "tem que pedir licença para governar" e que seu objetivo é melhorar a vida da população.

Os juros apontaram uma tendência de queda. Os contratos com vencimento em 2024 recuaram de 13,66% do fechamento desta terça-feira para 13,50%. No vencimento em 2025, as taxas passaram de 13,10% para 12,77%. No vencimento em 2027, a taxa foi de 13,10% para 12,84%.

O avanço do Ibovespa foi impulsionado pelos grandes bancos, após balanço do Itaú.

Um dos pontos positivos levantados por analistas foi a decisão do Itaú de provisionar 100% dos créditos concedidos para a Americanas. Ou seja, o banco já separou recursos suficientes para cobrir seu capital caso a varejista não pague suas dívidas. As ações do Itaú subiram mais de 8%.

Os analistas Renan Manda e Matheus Guimarães, da XP Investimentos, ressaltam que com essa decisão, os balanços de 2023 do Itaú ficam completamente livres do efeito Americanas.

"Esse revés momentâneo, que correspondeu a menos de 10% do lucro líquido, pressionou a rentabilidade do Itaú para 19,3%, que vemos como ainda positivo e com tendência de recuperação nos próximos trimestres", dizem os analistas da XP.

"Na esteira de Itaú, veio Bradesco e BTG subindo no dia de hoje. Parece que o mercado passa a dar um novo voto de confiança ao setor financeiro, especialmente para esses três nomes, que tem exposição a Americanas", afirma Leandro Petrokas, diretor da Quantzed.

As ações da São Martinho avançaram em mais de 8%. "O primeiro motivo é por conta da alta do açúcar na bolsa internacional. O segundo é que as ações vem ganhando destaque desde que a empresa anunciou que produzirá etanol a partir do milho como matéria-prima, o que aumenta a capacidade produtiva", afirma Petrokas.

A Petrobras também esteve entre as maiores influências para a alta do índice, com avanço do petróleo no exterior e antes de divulgar dados operacionais. Empresas de saúde e varejo alimentar ficaram entre as principais pressões negativas.

As Bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta quarta, reduzindo a maior parte dos fortes ganhos da sessão anterior, com papéis focados em tecnologia na lanterna. Alphabet foi o papel que mais pesou nos índices S&P 500 e Nasdaq depois que seu chatbot Bard produziu resultados incorretos em um anúncio online.

Segundo dados preliminares, o S&P 500 perdeu 1,11%, a 4.117,91 pontos. O Nasdaq recuou 1,66%, para 11.912,19 pontos. O Dow Jones caiu 0,59%, para 33.954,18 pontos.

Investidores se mostram ainda preocupados com o fato de o Federal Reserve continuar elevando os juros este ano.

Um dirigente do Fed, banco central dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que ainda há muitas incertezas sobre o cenário para a inflação no país, segundo a agência Bloomberg. Ele acrescentou que, a depender do comportamento dos indicadores nos próximos meses, a alta dos juros pode acontecer em ritmo maior que o de 0,25 ponto adotado na última reunião.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.