Descrição de chapéu Financial Times

Elon Musk ganha processo contra tuítes sobre ações da Tesla

Bilionário, acusado de fazer declarações falsas para prejudicar investidores, foi inocentado por júri

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dave Lee
San Francisco | Financial Times

Elon Musk venceu na Justiça um processo em que acionistas acusavam o bilionário de fazer declarações públicas falsas com potencial de prejudicar investidores da Tesla, após o CEO da companhia ter afirmado, em seu perfil no Twitter, que tinha o "financiamento garantido" para fechar o capital da montadora.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (3) no tribunal federal de San Francisco após um julgamento de três semanas, em uma vitória para o bilionário.

O júri de nove pessoas levou pouco menos de duas horas para chegar a uma decisão unânime, justificando a decisão de Musk de levar o caso a julgamento em vez de realizar um acordo.

Elon Musk durante visita a fábrica da Tesla
Elon Musk durante visita a fábrica da Tesla - Patrick Pleul/Pool via Reuters

"Graças a Deus, a sabedoria do povo prevaleceu!" Musk escreveu no Twitter após o veredicto. "Estou profundamente agradecido pela conclusão unânime do júri de inocência no caso".

Fora do tribunal, o advogado de Musk, Alex Spiro, disse: "O júri acertou".

Representando "milhares" de investidores da Tesla na ação coletiva, o principal advogado, Nicholas Porritt, enquadrou o caso como um importante teste de regras e regulamentos para os mercados financeiros e a sociedade em geral, durante os argumentos finais na sexta-feira.

"As regras que se aplicam a todos devem se aplicar a Elon Musk", disse Porritt. "Elon Musk publicou tweets que eram falsos, com desrespeito imprudente à verdade, e esses tweets causaram danos aos investidores. Muitos danos."

Ele concluiu: "Todas as empresas do país estão assistindo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.