Descrição de chapéu Banco Central

Yuan supera euro como segunda principal moeda das reservas internacionais do Brasil

Yuan representava no fim de 2022 5,37% do total (dados de final de 2022), contra 4,74% do euro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marcela Ayres
Brasília | Reuters

O yuan chinês ultrapassou o euro e se tornou a segunda moeda mais importante nas reservas internacionais brasileiras, de acordo com um relatório do Banco Central desta sexta-feira (31), em um reflexo do aprofundamento dos laços econômicos do Brasil com seu maior parceiro comercial.

Até 2018, o yuan estava ausente das reservas estrangeiras do país e agora representa 5,37% do total (dados de final de 2022), superando a participação de 4,74% do euro.

Homem passa por cartaz promocional de uma casa de câmbio em que mostra reproduções de cédulas de dólar, yuan e euro, em Hong Kong (China)
Homem passa por cartaz promocional de uma casa de câmbio em que mostra reproduções de cédulas de dólar, yuan e euro, em Hong Kong (China) - Tyrone Siu/Reuters

O dólar continua a dominar e equivalia a 80,42% do total das reservas internacionais do país no final do ano passado.

No início deste ano, a China e o Brasil se moveram para reduzir o domínio do dólar, com um acordo sobre o estabelecimento de medidas de compensação de yuanes para facilitar o comércio e o investimento bilaterais.

A China é o principal comprador de minério de ferro, soja em grão, carne, açúcar e celulose exportada pelo Brasil.

Em seu relatório anual sobre reservas, o BC informou que não houve variações significativas na composição da carteira em relação ao ano anterior, quando buscou diversificar suas alocações estratégicas, que incluem o aumento da exposição em yuan e também em ouro.

As reservas internacionais totais do Brasil caíram para US$ 324,70 bilhões em 2022, de US$ 362,2 bilhões no ano anterior, devido a uma perda de 7,45% nos retornos do portfólio causada pelo aumento da taxa de juros nos Estados Unidos e pela valorização do dólar em relação a outras moedas no período.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.