Descrição de chapéu carro elétrico

Transição para carros elétricos na China, liderada pela BYD, deixa marcas globais para trás

Vendas da montadora chinesa subiram quase 69% neste ano, dando à empresa uma participação de 11% no mercado automotivo geral

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Xangai | Reuters

O mercado automotivo da China, o maior do mundo, está acelerando em direção a um futuro elétrico, o que está deixando marcas mundialmente estabelecidas para trás.

Quando executivos do setor automotivo se reunirem para o salão do automóvel de Xangai, que começa na terça-feira (18), eles voltarão a um mercado muito diferente daquele que deixaram em 2021, quando a indústria se reuniu em um evento limitado sob rigorosos controles de prevenção contra a Covid-19.

A maior mudança: as marcas fabricadas na China agora lideram em segmentos cruciais, e sua ascensão tem sido impulsionada por novos modelos com propulsão elétrica que estão ganhando participação tanto no mercado interno quanto no exterior.

Foto mostra carro elétrico prata em sala onde do lado esquerdo há duas pessoas com roupas pretas em poltronas azuis sentadas frente conversando. Do lado direito, há uma placa branca com "BYD", montadora chinesa, escrito em letras prateadas no centro
Veículo elétrico da BYD em concessionára em Xangai, na China - Aly Song - 3.fev.2023/Reuters

A maior vencedora tem sido a BYD, que usará o salão do automóvel de Xangai para apresentar um novo veículo elétrico hatch para compradores que buscam bom custo-benefício e um veículo elétrico mais caro, estilo SUV.

As vendas da BYD na China subiram quase 69% este ano, dando à empresa uma participação de 11% no mercado automotivo geral, mais que Volkswagen ou Toyota, segundo uma análise de dados de vendas.

"A estratificação desse mercado em claros vencedores e perdedores está ficando visível", disse Bill Russo, fundador da consultoria Automobility, em nota divulgada na terça-feira. "E há bem poucos vencedores e muitos perdedores."

As vendas de automóveis na China caíram 13% no primeiro trimestre, de acordo com dados da CPCA (Associação de Carros de Passageiro da China, sigla em inglês).

Mas as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in —área em que as montadoras chinesas lideradas pela BYD agora dominam— aumentaram 22%. As vendas de veículos movidos a combustão interna caíram quase na mesma proporção.

O resultado tem sido uma dupla punição a empresas como Volkswagen, General Motors, Honda e Nissan, com queda nas vendas e na participação de mercado.

As exportações da BYD, que comercializa seus carros na Europa e no Sudeste Asiático, aumentaram em 13 vezes na China. A empresa também negocia há meses a compra de um complexo industrial da Ford na Bahia para montagem se sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil.

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