Descrição de chapéu Financial Times PIB

O que os dados do PIB chinês revelarão sobre a recuperação econômica?

Exportações chinesas aumentaram quase 15% em relação a março do ano anterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hudson Lockett
Londres

O crescimento econômico chinês estará no centro das atenções nesta semana, quando Pequim divulgar os dados do primeiro trimestre sobre o PIB (Produto Interno Bruto) chinês –e os mercados estão preparados para uma leitura forte.

Dados alfandegários divulgados na quinta-feira (13) mostraram que as exportações chinesas aumentaram quase 15% em relação ao ano anterior em março, interrompendo uma série de cinco meses de contração e registrando um salto substancial onde os economistas esperavam uma queda de 7%.

O presidente chinês Xi Jinping, também secretário geral do Partido Comunista da China e da comissão central militar, fez discurso à marinha chinesa. Ele é um homem asiático, de cabelos lisos e pretos, vestido em camisa social verde militar.
O presidente chinês Xi Jinping, também secretário geral do Partido Comunista da China e da comissão central militar, fez discurso à marinha chinesa - Xinhua/Li Gang

Isso, combinado com leituras da atividade dos setores de manufatura e serviços, reforçou as expectativas do PIB do primeiro trimestre, que deve ser publicado na noite desta segunda-feira (17), superando as previsões recentes.

Uma previsão mediana de analistas consultados pela Bloomberg aponta para expectativas de um aumento de 3,9% em comparação com o ano anterior. Mas alguns economistas indicaram um número substancialmente maior –como os do Standard Chartered, que esperam um crescimento de até 4,9%.

Os mercados também estarão em alerta para leituras de março acima do esperado sobre a produção industrial e as vendas no varejo da China, que devem registrar um crescimento anual de 4,7% e 8%, respectivamente.

"Os dados do PIB do primeiro trimestre na próxima semana refletirão a extensão da recuperação da reabertura da China", disse Khoon Goh, chefe de pesquisa da Ásia na ANZ. Goh acrescentou que as fortes leituras dos últimos índices de gerentes de compras chineses "certamente apontam um risco positivo para os dados do PIB no primeiro trimestre."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.