Descrição de chapéu JBS

CVM forma maioria para absolver irmãos Batista em processo por 'Joesley Day'

Análise, no entanto, não foi concluída após um pedido de vista; J&F afirma que julgamento 'desfaz a injustiça cometida contra o grupo e os empresários'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) formou maioria nesta segunda-feira (29) para absolver os irmãos Joesley e Wesley Batista em caso envolvendo suposta manipulação de preços e uso indevido de informação privilegiada (insider trading) em negócios realizados pela JBS e pela controladora J&F Investimentos.

Esse processo, além de outros dois em julgamento, foram abertos depois que o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim noticiou em 17 de maio de 2017 que Joesley havia delatado o então presidente Michel Temer (MDB) e gravado trechos de uma conversa com o mandatário.

Os irmãos Wesley Batista (esq.) e Joesley Batista (dir.) - Zanone Fraissat - 29.ago.2013/Folhapress

A notícia derrubou os mercados no dia seguinte —a Bolsa caiu 8,8%, a 61 mil pontos—, no episódio que ficou conhecido como "Joesley Day". A acusação no processo da CVM afirmava que os irmãos Batista teriam operado no mercado considerando o impacto que a notícia causaria.

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, e os diretores Otto Lobo, João Accioly e Alexandre Rangel votaram pela absolvição. A diretora Flávia Perlingeiro pediu vistas do processo, suspendendo o resultado oficial.

Relator do caso, Otto Lobo votou por multar a J&F em R$ 500 mil por ter negociado ações da JBS em período vedado por força do Programa de Recompra de Ações da empresa.

Em nota, a J&F, holding dos empresários, disse que "o julgamento da CVM desfaz a injustiça cometida contra o grupo e os empresários, ratificando a lisura e a legitimidade com as quais a J&F, seus executivos e empresas controladas sempre operaram no mercado financeiro".

Joesley e seu irmão Wesley foram presos em setembro de 2017. Cerca de seis meses depois, ambos foram soltos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.