Descrição de chapéu férias

Hurb se compromete a entregar plano de reestruturação ao governo

Empresa reconhece problemas e afirma que já começou a regularizar pagamento de parceiros

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São Paulo

O CEO da Hurb (antigo Hotel Urbano), Otávio Brissant, se comprometeu a entregar, nos próximos dez dias, um plano de reestruturação para atender os contratos de pacotes de viagem que ainda não foram cumpridos pela plataforma.

Em reunião com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) nesta sexta-feira (12), a empresa também assumiu o compromisso de responder todas as reclamações de consumidores no site consumidor.gov.br, com indicativo de resolução dos problemas.

A Hurb vem passando por uma crise de imagem por causa de relatos de falta de pagamento para hotéis e pousadas, o que leveou ao cancelamento de reservas, afetando milhares de pessoas.

Passageiros carregam malas de mão em saguão de aeroporto
Passageiros no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, carregam suas malas de mão - Danilo Verpa - 9.mai.23/Folhapress

Procurada pela Folha, a Hurb afirma que "reconhece os problemas enfrentados nas últimas semanas, que afetaram passageiros e parceiros da empresa". Diz também que a situação está sendo mapeada e sanada por meio de iniciativas como o anúncio do novo CEO, a contratação de uma assessoria financeira para resolver as pendências e o recrutamento de novos parceiros de negócios.

Segundo a companhia, houve avanços nos últimos dias e a regularização dos pagamentos dos parceiros já foi iniciada.

No fim do mês passado, a Senacon notificou a empresa, pedindo explicações sobre sua situação financeira e a previsão do cumprimento contratual dos pacotes. Depois de solicitar a extensão do prazo, a Hurb enviou nesta semana a resposta, que está sendo analisada pela área técnica do órgão sob sigilo comercial.

Em paralelo, a empresa é alvo de um processo administrativo, também aberto pela Senacon, por desrespeito aos direitos de consumidores que compraram pacotes com a plataforma.

De acordo com os dados do órgão, foram 11 mil queixas contra a companhia no primeiro trimestre de 2023, patamar que se aproxima das 12 mil reclamações registradas em todo o ano de 2022.

No mês passado, a crise na Hurb foi potencializada pela renúncia do então CEO, João Ricardo Mendes, depois que o executivo ameaçou e xingou clientes na internet. "Tá arriscado alguém bater na merda da sua casa", disse a um cliente que não teve passagens aéreas emitidas pela Hurb, segundo vídeo publicado no Instagram.

Na carta de renúncia, Mendes admitiu erros, procurou desassociar suas atitudes da imagem da empresa e chegou a citar uma música do rapper americano Eminem que fala sobre superação e força de vontade.

Clientes que compraram pacotes de viagem na plataforma tentam recuperar o dinheiro ou confirmar as reservas. Nas redes sociais, grupos de consumidores que foram prejudicados pela crise na empresa reúnem milhares de participantes.

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