O The New York Times está recebendo cerca de US$ 100 milhões (R$ 500 milhões) do Google pela exibição do conteúdo do jornal americano, segundo o The Wall Street Journal (WSJ). O acordo dura três anos, segundo o diário financeiro.
A negociação inclui a participação do NYT no Google News Showcase, um produto que paga aos editores para apresentar seu conteúdo no Google News e em algumas outras plataformas do Google. O produto ainda não foi lançado nos EUA, mas está disponível em outros países, incluindo Alemanha, Brasil e Austrália.
De acordo com o WSJ, a editora anunciou o acordo com o Google no início deste ano, sem fornecer mais detalhes sobre os termos financeiros.
O Showcase (Destaques, no Brasil), foi lançado pelo Google no fim de 2020, com previsão de orçamento de US$ 1 bilhão para três anos. Mais de 2.000 veículos no mundo já fecharam acordo com o buscador. A News Corp, controladora da editora Dow Jones & Co., responsável pelo WSJ, está entre eles.
No início de 2021, a News Corp anunciou um acordo plurianual com o Google, estimando gerar uma receita anual combinada de mais de US$ 100 milhões, afirma o jornal voltado ao mercado financeiro.
No Brasil, o Google Destaques inclui 150 veículos, entre eles a Folha, UOL, Estadão, revista Piauí, Band, SBT News, Jovem Pan e Veja. A Folha e os principais veículos da mídia profissional, com exceção do Grupo Globo, também têm um acordo vigente com o Facebook.
Os parâmetros para escolha dos veículos e os valores não foram divulgados.
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