Descrição de chapéu Banco Central tecnologia

Câmara instala CPI das pirâmides financeiras mirando mercado de criptomoedas

Grupo vai investigar fraudes com moeda digital que teriam sido cometidas por 11 empresas, segundo CVM

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A Câmara instalou nesta terça-feira (13) uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que tem o objetivo de investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas, informou a Agência Câmara de Notícias.

A CPI pretende apurar fraudes com moeda digital que teriam sido cometidas por 11 empresas, segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ainda de acordo com a Agência Câmara, essas empresas teriam divulgado informações falsas sobre projetos e promessas de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar o esquema de pirâmide.

Imagem mostra mão falsa de madeira segurando moeda dourada (criptomoeda). Em volta, há várias outras moedas sobre uma superfície cinza.
Criptomoeda - Gabriel Cabral - 27.fev.23/Folhapress

A CPI terá 120 dias para realizar seu trabalhos, informa a agência, prazo que poderá ser prorrogado por mais 60 dias, se essa for a vontade de 1/3 dos deputados.

O autor do requerimento de criação da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), foi eleito presidente do colegiado durante a instalação nesta terça.

"Esta CPI não tem a intenção de sufocar o desenvolvimento do mercado de criptoativos ou criar um ambiente hostil para inovações tecnológicas", explicou Ribeiro, segundo a Agência Câmara de Notícias.

"Pelo contrário: buscamos fomentar um ambiente seguro e saudável, onde o potencial das criptomoedas possa ser explorado ao mesmo tempo que protegemos os investidores e evitamos que criminosos se beneficiem das oportunidades oferecidas pelo setor."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.