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Visa compra fintech brasileira por US$ 1 bi
A Visa anunciou nesta quarta a compra da startup brasileira Pismo, plataforma em nuvem de serviços bancários e pagamentos, por US$ 1 bilhão (R$ 4,85 bilhões) em dinheiro.
O valor é próximo do que foi gasto na compra da 99 pela chinesa Didi Chuxing, em 2018, igualando em valores absolutos ao da maior aquisição de uma startup brasileira, segundo a Sling Hub, plataforma de dados sobre startups no Brasil e na América Latina.
- A Didi não divulgou o valor pago pela 99, avaliada à época em cerca de US$ 1 bilhão (US$ 1,2 bilhão, corrigido pela inflação), como mostrou a Folha.
Para a Visa, a aquisição amplia seu portfólio de serviços a clientes, principalmente com foco na América Latina. A startup ajudará a gigante dos cartões a oferecer a instituições clientes ferramentas ligadas ao Pix.
Para a Pismo, que tem operações na América Latina, Ásia Pacífico e Europa, a aquisição significa internacionalizar ainda mais seus serviços e acessar os clientes de uma empresa do porte da Visa.
Quem é a Pismo: fundada em 2016, oferece serviços bancários e de pagamentos para grandes instituições financeiras, fintechs e marketplaces. Alguns de seus clientes são Itaú, BTG e B3.
Com sua infraestrutura de nuvem, a Pismo trabalha fornecendo soluções de banking as a service (banco como serviço), jargão para a oferta de serviços bancários a empresas que não necessariamente são do setor.
Ela disponibiliza uma variedade de soluções aos clientes, que podem selecionar apenas a ferramenta que desejar e integrá-la à sua plataforma, como se fosse no brinquedo lego.
Entre os serviços, estão a emissão de cartões, produtos de crédito, carteiras digitais e outros produtos bancários.
Em números: a fintech diz gerar 2,2 bilhões de transações no ano, que movimentam US$ 208 bilhões, além de 32 milhões de contas criadas por ano.
- A última captação da empresa tinha sido anunciada em 2021, quando levantou US$ 108 milhões em uma rodada série B liderada por SoftBank, Accel e Amazon.
Mais R$ 300 milhões para 'carros populares'
O governo decidiu ampliar em R$ 300 milhões o programa de incentivos à compra de carros "populares". O valor reservado agora deve chegar a R$ 800 milhões.
Entenda: a Folha apurou com integrantes do governo que do valor inicial, de R$ 500 milhões, apenas R$ 420 milhões puderam ser acessados pelas montadoras, valor que foi atingido na última sexta (23).
A parcela restante estava travada pela regra do programa que mandava acomodar dentro do limite o impacto da perda de arrecadação com IPI e PIS/Cofins nos descontos feitos pelas fabricantes.
Agora, esses R$ 80 milhões voltam a ficar disponíveis para os descontos exclusivos a pessoas físicas (locadoras não entram na conta).
Os outros R$ 220 milhões serão liberados ao público em geral (pessoas físicas e empresas), mas ficarão sujeitos ao abatimento das perdas da Receita na arrecadação.
Em meio ao programa, a Volkswagen anunciou na terça (27) a suspensão da produção em suas fábricas no país. A montadora justificou a decisão pela "estagnação do mercado automotivo".
O que explica os pátios de montadoras estarem lotados num momento em que o governo fornece incentivos ao setor produtivo?
- A principal razão é que as locadoras, sem poder acessar os descontos, suspenderam as compras de carros novos com preço de até R$ 120 mil.
IA que programa aumentará PIB em US$ 7,2 tri
Em meio ao debate sobre riscos e benefícios da evolução da IA (inteligência artificial) para a humanidade, um estudo mostra que o aumento na produtividade de programadores gerado pela ferramenta impulsionará o PIB global em US$ 1,5 trilhão (R$ 7,2 trilhões) até 2030.
- As projeções são do professor da Harvard Business School Marco Iansiti e do chefe-executivo do GitHub, Thomas Dohmke –um notório defensor da tecnologia do momento.
O que explica: o segredo para o aumento da produtividade está nas IAs assistentes de programação, que permitem que pessoas com menos conhecimento técnico desenvolvam programas funcionais.
- O estudo estima que o número de desenvolvedores vai subir dos atuais 27 milhões ao redor do mundo para 45 milhões daqui a sete anos.
Além de ajudar quem conhece pouco a começar na área, as assistentes de programação também economizam muito tempo de quem entende do assunto, deixando para o algoritmo trechos de códigos que se repetem várias vezes ao longo do programa ou pesquisa de fontes e documentação.
Por que importa: o descasamento entre oferta e demanda de programadores é um problema que atinge praticamente todos os mercados do planeta.
- No Brasil, há procura por 70 mil profissionais de programação por ano, enquanto são formados 45 mil profissionais no período, segundo levantamento da startup Digital House.
- Os defensores das IAs assistentes defendem que essas ferramentas servirão para ajudar os programadores, não para substituí-los.
Os maiores influenciadores do país
O Datafolha ouviu 1.500 pessoas em entrevistas online para identificar quem são os influenciadores brasileiros mais lembrados na internet.
Essa foi uma das vertentes da pesquisa O Melhor da Internet, realizada pelo instituto pela segunda vez e que também aborda o comportamento dos brasileiros nas redes e as marcas mais lembradas pelo público.
A maior influenciadora do país foi Virginia Fonseca. Citada por 15% dos entrevistados, o fenômeno das redes sociais abastece diariamente seus perfis com dezenas de conteúdos, que são vistos por milhões de seguidores.
"O que mostro é isso, o bom dia da Maria Alice e da Maria Flor [filhas], eu e o Zé [Felipe, marido, filho do cantor Leonardo], nossa família. Acho que é isso que o pessoal gosta de ver: a verdade", disse Virginia à Folha.
Os principais por categoria:
- Maior influenciador infantil: Luccas Neto. Teve 17% das menções, à frente de Xuxa (11%) e de seu irmão mais velho, Felipe Neto (4%).
- Principal influenciador de esporte: Neymar. Foi citado por 22% dos que responderam. Na sequência, vêm Casimiro Miguel (Cazé) com 6%, Fred Desimpedidos com 4%, e, empatados com 3%, Cristiano Ronaldo, Galvão Bueno e Neto (ex-jogador e comentarista).
- Principal influenciador de música: Anitta, mencionada por 11%, seguida por Gusttavo Lima, com 6%.
- Religioso mais influente: Fabio de Melo. O padre foi citado por 16% dos que responderam, o dobro do segundo colocado, Marcelo Rossi. Em seguida, vêm pastor Claudio Duarte, papa Francisco e Silas Malafaia.
- Maior influenciador de humor: Whindersson Nunes. Foi mencionado por 25% dos entrevistados, bem à frente do segundo, Tirulipa (5%).
- Principal influenciador de saúde: Drauzio Varella. Citado por 19% dos entrevistados. Em segundo ficou o médico Paulo Muzy, com 5%.
- Maior influenciadora de educação: Rafaela Lima. A professora dona do canal Mais Ciências, no Youtube, foi lembrada por 10% dos entrevistados.
- Principal influenciadora de beleza: Bianca Andrade. Conhecida como Boca Rosa, a empresária de 28 anos foi citada por 11% dos entrevistados.
- Principal influenciadora pet: Luisa Mell. Lembrada por 17% dos entrevistados.
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