Descrição de chapéu Dias Melhores indústria

Restaurantes planejam app para catador agendar e recolher material

Projeto está previsto para o ano que vem, e expectativa é que pelo menos 50 mil estabelecimentos participem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abrasel, que representa o setor de bares e restaurantes, planeja criar um aplicativo de reserva de horários para que catadores possam ir aos estabelecimentos recolher materiais recicláveis. A iniciativa, que está prevista para o próximo ano, faz parte da terceira etapa de uma campanha lançada pela entidade neste mês junto com a Ancat (associação dos catadores).

Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o objetivo é integrar os catadores à cadeia produtiva do setor e viabilizar a economia circular.

"Essa é uma etapa que só deve acontecer no ano que vem. A gente quer ter um parceiro de software para que o catador possa ter em seu celular uma mensagem dizendo o horário em que o restaurante pode receber a visita. E o restaurante, já conhecendo ele, sabe em que tipo de produto ele tem interesse", afirma.

Imagem mostra catador descansando em uma carroça cheia de materias como sacolas plásticas e caixas de papelão. Ele está em uma rua. Ao fundo, há uma calçada com lojas.
Catador descansa apoiado em sua carroça carregada de material reciclável na rua 25 de Março - Lalo de Almeida - 14.dez.22/Folhapress

Nem todos os trabalhadores terão condições de usar o aplicativo, diz ele, e, por isso, os acordos de horário e do que separar poderão ser feitos pessoalmente.

Roberto Rocha, presidente da Ancat, diz que o aplicativo vai oferecer mais rastreabilidade para os insumos da indústria. "Hoje, por exemplo, a gente coleta muito vidro e, muitas vezes, a fábrica de cerveja ou o de outros tipos de garrafa não sabe que a gente está coletando o material dele e dando o destino correto."

Podem participar da campanha empresas de qualquer tamanho, de acordo com Solmucci. Ele diz que, até agora, algumas grandes companhias, como PicPay, Ticket e Coca-Cola Brasil, vão aderir e ajudar, neste primeiro momento, a repercutir a iniciativa.

As primeiras duas etapas, que acontecem durante este ano, buscam dar visibilidade aos catadores e acolhê-los, com água e acesso a banheiro, por exemplo.

A expectativa da Abrasel é que pelo menos 50 mil restaurantes de todo o país participem. A associação diz que está orientando seus representantes regionais a entrarem em contato com lideranças dos catadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.