Prime Day: veja como não cair em ciladas em promoções online

Prejuízos em golpes e sites falsos pode ir muito além da 'metade do dobro'

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Rio de Janeiro

Não é só a Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, que entrou no calendário de compras brasileiro nos últimos anos: agora há também o Prime Day, da Amazon, que em 2023 acontece nos dias 11 e 12 de julho.

No caso do Prime Day, os riscos de problemas diminuem se você se certificar de que está usando o site ou o app oficial da Amazon.

Já em períodos de promoções que se estendem a vários sites, além do perigo de pagar a famigerada "metade do dobro", você pode ter dados pessoais capturados e prejuízos financeiros sérios.

Seguindo as dicas abaixo, porém, é possível aproveitar descontos verdadeiros mantendo a segurança.

Veja 12 dicas para fugir de ciladas em compras online

  1. Evite links desconhecidos

  2. Verifique quem é o dono do site

  3. Desconfie de SMS e anúncios

  4. Não use wi-fi público

  5. Desconfie de erros

  6. Não repita senhas

  7. Monitore os preços

  8. Não tenha pressa

  9. Confira o nome do destinatário

  10. Use cartões virtuais

  11. Cheque o prazo

  12. Informe-se sobre a política de trocas

Evite links desconhecidos

Não clique em links desconhecidos, mesmo os recebidos por amigos e familiares. Eles podem baixar malware em seu dispositivo ou direcioná-lo para páginas que coletam dados pessoais.

Antes de clicar no link, verifique o endereço (URL) —às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível.

Verifique quem é o dono do site

Prefira fazer compras em aplicativos de grandes empresas e nas lojas oficiais. Encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar, consulte a lista do Procon de sites que devem ser evitados e também o Registro.br, na sessão "Whois", que informa quem registrou o site.

Golpistas geralmente usam endereços de email gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail etc.).

Desconfie de SMS e anúncios

Desconfie de mensagens SMS e anúncios nas redes sociais, uma das modalidades adotadas pelos golpistas. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, entre no site oficial do varejista e busque o produto anunciado.

Não use wi-fi público

Não faça transações comerciais ou bancárias online enquanto estiver conectado a uma rede wi-fi pública —criminosos podem interceptar sua conexão e roubar seus dados pessoais.

Prefira a rede móvel do seu celular ou o wi-fi da sua casa, devidamente protegido por senha.

Desconfie de erros

Há erros de ortografia ou bugs de design? Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.

Não repita senhas

Use senhas únicas para cada site ou serviço. Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos.

Monitore os preços

Fique atento às promoções maquiadas (quando a loja aumenta o preço antes das promoções para depois reduzi-los). Compare valores e desconfie de ofertas muito abaixo do mercado.

Não tenha pressa

Evite compras por impulso, analise os detalhes. Os criminosos querem que a compra seja finalizada rapidamente.

Confira o nome do destinatário

Antes de fazer o pagamento por Pix ou por boleto, confira se o nome do destinatário tem a ver com o nome da loja em que está fazendo a compra. Desconfie de estabelecimentos que dão apenas a opção em nome de pessoas físicas.

Use cartões virtuais

Crie cartões virtuais para compras online diferentes: no aplicativo do seu banco, você provavelmente consegue criar cartões para serem utilizados uma única vez. Dessa forma, em caso de problemas, é fácil cancelar com seu smartphone e evitar a clonagem de seu cartão físico.

Cheque o prazo

Confira o prazo de entrega para evitar frustrações.

Se houve atraso na entrega do produto, o cliente deve exigir seu direito, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto.

Informe-se sobre a política de trocas

O produto pode ser trocado se vier com defeito. Se o consumidor fez uma compra online e se arrependeu por algum motivo, tem o direito de devolver a mercadoria sem qualquer custo, no prazo de sete dias, de acordo com o artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

A troca do produto não é obrigatória, a não ser que a loja se comprometa. Fique de olho nas políticas de trocas dos ecommerces.

Lembre-se ainda que o CDC não é válido no caso de compras feitas diretamente de pessoas físicas.

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