Empresa aérea britânica Virgin Atlantic recebe autorização para operar no Brasil

Companhia de baixo custo deve ter voos diários entre SP e Londres a partir de 2024; agência avalia mais três pedidos

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São Paulo

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic foi autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a operar voos para o Brasil. A empresa deverá ter voos diretos entre São Paulo e Londres, segundo publicação na sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.

De acordo com a agência, essa será mais uma companhia low cost (de baixo custo) a operar no Brasil, ampliando a concorrência entre as empresas aéreas. A expectativa é que a Virgin comece efetivamente a operar em maio de 2024, em voos diários.

Aeronave da Virgin Atlantic chega ao aeroporto de Heathrow, em Londres; é possível ver casas baixas com tijolos aparentes e telhados marrons com antenas e janelas brancas
Aeronave da Virgin Atlantic chega ao aeroporto de Heathrow, em Londres - Luke MacGregor - 11.dez.12/Reuters

"Nova cidade, novo país, novo continente. Estamos muito animados para voar para São Paulo, Brasil. Lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e uma rica história arquitetônica. Os primeiros voos decolam em 13 de maio de 2024 e começam a ser vendidos em agosto. Viva!", escreveu a companhia aérea em sua conta no Twitter, em junho.

Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, o voo terá duração de cerca de 12 horas, e as vendas já começam em agosto deste ano, com passagens a partir de £ 655 (cerca de R$ 4.000).

A decisão foi comemorada pelo diretor comercial do Aeroporto de Guarulhos, João Pita. "Esse é um marco para a Virgin, a única porta de entrada na América do Sul. E também é um marco para o aeroporto de Guarulhos, sendo a primeira nova companhia de longo curso a fazer serviços diários após a pandemia", afirmou.

A empresa britânica já tem uma codeshare (acordo entre duas ou mais companhias aéreas de compartilharem o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda) com a Latam, que oferece conexões para 12 aeroportos domésticos distribuídos pelo país —entre eles Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

De acordo com a Anac, o conceito de low cost (baixo custo) para uma companhia aérea é definido pelo modelo de negócios que essa empresa adota na comercialização de seus produtos e serviços. "São consideradas low cost companhias que vendem separadamente o serviço principal (transporte aéreo de passageiros) e serviços acessórios (alimentação, bagagens etc). Isso permite que ela possa cobrar um preço mais baixo pela tarifa aérea, pois oferece como opção para o consumidor comprar apenas o serviço de transporte, isto é, voar de um ponto a outro, sem incluir bagagem, lanches e refeições, escolha de assento etc. A companhia britânica Virgin é um exemplo."

A agência ressalta, no entanto, que a regulamentação da aviação civil não prevê essa classificação, pois se trata de uma classificação criada pelo mercado.

Também de acordo com a agência, outra companhia internacional de baixo custo, a Arajet, da República Dominicana, foi autorizada a voar no Brasil na última semana. A empresa irá operar três voos semanais de Santo Domingo para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Anac diz, ainda, que está avaliando outros três pedidos de autorização de companhias que desejam operar no país: duas para transporte de passageiros e uma para transporte de carga. Atualmente, há 33 companhias aéreas estrangeiras autorizadas a operar voos comerciais programados no Brasil.

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