Descrição de chapéu chuva

Ventania afeta operações nos portos de Paranaguá e Santos

Portos operaram com paradas devido aos ventos trazidos pela passagem de ciclone no Sul do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roberto Samora
São Paulo | Reuters

Os portos de Santos, Paranaguá e Antonina sofreram restrições nas operações ao longo do dia devido à intensidade dos ventos trazidos pela passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país, informaram as administrações portuárias.

Nos portos paranaenses de Paranaguá e Antonina, importante polo exportador de commodities agrícolas e importador de fertilizantes, as operações foram reduzidas desde a noite de quarta-feira (12) devido à intensidade dos ventos.

Os portos seguem "operando parcialmente", devido a paradas ao longo do dia, disse a administração portuária de Paranaguá, em nota no final desta tarde.

Graneleiro descarrega soja dos EUA no porto de Paranaguá - Rodolfo Buhrer - 3.dez.2020/Reuters

"Desde a noite de ontem [quarta-feira], algumas atividades alternam períodos de operação e paradas, para segurança dos trabalhadores portuários", explicou.

A autoridade portuária no Paraná não tinha informações imediatamente sobre impactos nas movimentações.

Em Santos, maior exportador brasileiro de soja, milho, açúcar e café, entre outros produtos, a navegação no estuário, suspensa por volta das 9h, foi liberada pela Capitania dos Portos de São Paulo às 14h30, disse a assessoria de imprensa.

Cinco embarcações que estavam atracadas deixaram o porto de Santos, após a liberação.

Já as entradas de navios, "ainda em número não determinado", foram reprogramadas para após as 19h.

"Os danos materiais no complexo portuário [de Santos] não foram significativos e as operações em terra funcionaram normalmente durante todo o período", acrescentou uma nota oficial.

Os portos do Paraná informaram também que seguem monitorando as condições meteorológicas, "operando em contingência enquanto durar os alertas".

"Conforme orientação da Marinha do Brasil, autoridade portuária e demais agentes mantêm o estado de alerta, já que a navegação na região segue restrita", acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.