Descrição de chapéu Banco Central juros Selic

Abilio diz que falta ambição no Brasil e Lula não colocará pobre no Orçamento sem crescimento

Em evento com Roberto Campos Neto, empresário diz que não há razão para comemorar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarujá

Ao subir ao palco do evento do grupo de empresários Esfera, que ocorreu neste sábado (26), em Guarujá (SP), Abilio Diniz descreveu o cenário que vê hoje no país, com queda de inflação, perspectiva de queda de juros e relativa animação na economia, porém, não enxerga razões para comemorar.

A uma plateia em que estavam presentes nomes influentes do empresariado e de Brasília —como os irmãos Joesley e Wesley Batista (J&F), Flávio Rocha (Riachuelo), João Camargo (Esfera), o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, e os senadores Efraim Filho (União-PB) e Eduardo Braga (MDB-AM)—, Abilio Diniz disse que está faltando ambição na sociedade brasileira.

Abilio Diniz participou neste sábado (26) de um fórum organizado pelo grupo de empresários Esfera - Suamy Beydoun/AGIF

"O Roberto Campos Neto está fazendo trabalho espetacular na presidência do Banco Central, e a prova disso é a maneira como derrubamos a inflação muito mais rápido do que em outros países. Tem uma série de coisas acontecendo, perspectiva de queda de juros, isso dá uma certa animação na economia. Estamos num momento de conforto, as pessoas estão animadas. Eu não sei é se tem muita razão para comemorar", ressalvou.

Ele disse acreditar que o país crescerá entre 2,5% e 3% neste ano, muito abaixo do avanço registrado no último ano do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O presidente quer colocar os pobres no Orçamento? Como se coloca o pobre no Orçamento sem crescimento? Temos de ter mais ambição. Temos de ter um plano que nos leve a crescer muito mais do que estamos crescendo agora", disse Abilio.

Ele fez a declaração durante um debate do qual Campos Neto também participou em resposta a uma pergunta sobre a discussão da tributação de offshores.

"Não adianta entrar em questões específicas, Reforma Tributária, arcabouço fiscal. A reforma vai ser aprovada, mas é só isso o que nós queremos? Qual é o plano para este Brasil crescer realmente e se desenvolver? Se olharmos o que está acontecendo em outros países, nós temos chance de crescer e muito. Tem dinheiro de monte para fazer investimento, nós precisamos atrair esse dinheiro para cá", disse Abilio, sob aplausos da plateia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.