InDrive cresce no Brasil com promessa de viagem 20% mais barata que 99 e Uber

Aplicativo é o 3º mais baixado no país, mas tem menos recursos que concorrentes; Folha compara os três serviços

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São Paulo

O aplicativo de transporte siberiano InDrive chegou ao Brasil em 2018, mas começou a ganhar espaço na concorrência em 2022, com uma proposta inusitada: o passageiro e o motorista negociam o preço entre si até o consenso.

Esse mercado é dominado no país por Uber e 99, cada uma com mais de 1 milhão de condutores registrados. O InDrive, que se tornou o terceiro aplicativo mais baixado no país na Play Store e na App Store (segundo a plataforma de monitoramento Sensor Tower), não diz quantos trabalhadores registrou. A empresa apenas divulga que o número cresceu 50% entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023.

Além da fórmula diferente na precificação da corrida, o InDrive adota uma regra fixa de remuneração dos motoristas: o aplicativo pega 10% da tarifa cobrada. Em 99 e Uber, essa porcentagem varia a partir de cálculos feitos pelo aplicativos. A 99 tem um programa de compensação para manter a taxa numa média máxima de 19,99%. A Uber diz que o motorista fica com "a maior fatia", sem especificar uma porcentagem.

Além das três opções, em São Paulo, a prefeitura oferece o MobizapSP, que também paga 10% da corrida aos motoristsa. Na foto, o motorista Alex Sandro, 38. Ele é um homem negro, de máscara contra Covid e camisa escura. Segura smartphone com mapa aberto em tela. Está dentro de veículo.
Além das três opções, em São Paulo, a prefeitura oferece o MobizapSP, que também paga 10% da corrida aos motoristsa. Na foto, o motorista Alex Sandro, 38 - Zanone Fraissat/Folhapress

Em seu site, o InDrive afirma que as corridas que intermedeia saem em média 20% mais baratas, em função da menor taxa. O executivo-chefe da empresa, Arsen Tomsky, afirma que o preço menor é possível porque a empresa investe menos em publicidade.

Uber e 99, contudo, também cobravam taxas menores no início de sua operação no país.

Ainda que o modelo oferecido pela InDrive remunere melhor de forma proporcional e seja transparente, motoristas de aplicativo ouvidos pela reportagem afirmam que a dificuldade de negociar com pessoas no meio do trânsito desmotiva a adoção do aplicativo siberiano.

Também é impossível checar os ganhos totais dos condutores registrados na plataforma.

A renda média de motoristas de apps de transporte com jornadas de 40 horas semanais variou entre R$ 2.925 a R$ 4.756, de acordo com pesquisa do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) encomendada pela Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia).

A Folha comparou os três aplicativos de transporte mais baixados em celulares iPhone e Android, em relação ao transporte de passageiros (os três aplicativos também entregam cargas, mas o serviço não foi objeto desta compração).

Entre usuários de iPhone, a Uber lidera. A 99 fica à frente nos celulares Android. O InDrive ocupa a terceira posição nos dois casos.

O cenário pode mudar de cidade em cidade, em decorrência da disponibilidade de motoristas e procura de usuários, em função da preferência.

A reportagem também comparou os critérios pagamento, segurança para passageiro, segurança para motorista, recursos em caso de acidente.

De modo geral, o Indrive também oferece menos serviços: por exemplo, não tem a opção de recuperar objetos perdidos.

Segurança para passageiro

Todos os três aplicativos mostram avaliação do motorista, definida por votos dos passageiros. Também se reservam o direito de bloquear motoristas que desrespeitem os termos de uso do aplicativo.

A 99 disponibiliza corridas gratuitas para delegacias da mulher. A empresa tem ainda uma inteligência artificial que rastreia e identifica palavras e contextos deixados nos comentários ao fim das corridas que podem estar relacionados a casos de assédio. "Desta forma, os agressores são identificados e têm seus perfis banidos da plataforma, enquanto as vítimas são direcionadas ao atendimento humanizado."

Além disso, a empresa confere antecedentes criminais dos condutores registrados na plataforma.

A Uber centraliza as funções de prevenção e alerta do aplicativo no botão "Recursos de Segurança". O recurso permite que usuários compartilhem localização e o momento de chegada em tempo real com quem desejar e oferecer a opção de ligar para a polícia em situações de risco diretamente do app. Ao pressionar este botão, o usuário ainda é informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.

A InDrive mantém uma lista de pessoas perigosas. As pessoas que entram nesse quadro são bloqueadas e denunciadas às autoridades locais, diz Tomsky.

A InDrive é, porém, o único aplicativo em que as viagens não podem ser pagas com cartão de crédito ou débito por vias digitais. É necessário pagar em dinheiro, fazer transferência ou usar alguma modalidade de pagamento instantâneo como o Pix. Tomsky afirma que 99,986% das viagens feitas no Brasil acabam sem problemas.

Segurança para motorista

No InDrive, é obrigatório que o passageiro publique foto no perfil. O recurso permite que o motorista identifique o passageiro mais rapidamente e evite colocar estranhos no carro, segundo o chefe-executivo Arsen Tomsky.

A 99 testa a medida de identificação de passageiros e afirma já ter adesão de um terço das pessoas cadastradas no aplicativo.

A Uber testa uma função que pede selfies a passageiros que escolham pagar em dinheiro vivo.

A 99 afirma que tem mais de 50 funcionalidades de segurança para o motorista, entre as quais: mapeamento colaborativo das zonas de risco, seguro, inteligências artificiais que analisam potenciais riscos e adicionam camadas de proteção, gravação de áudio, monitoramento da corrida via GPS, compartilhamento de rotas com contatos de confiança, botão para ligar direto para a polícia e uma central 24h.

As motorista mulheres ainda têm a opção de receber corridas apenas de passageiras mulheres.

Na Uber, assim como o passageiro, o motorista tem acesso ao botão "Recursos de Segurança". O aplicativo exige também do usuário que não adiciona meio de pagamento digital que insira CPF e data de nascimento, para checagem na base de dados do Serasa.

A empresa também usa machine learning para impedir que viagens potencialmente arriscadas aconteçam. Assim como na 99, alguns bairros ficam de fora da cobertura do aplicativo.

Recursos em caso de acidente ou perda de item

O InDrive não tem suporte em caso de perda de item no carro do motorista. Uber e 99 fazem intermediação do contato com o motorista. Também permitem o pagamento de recompensa.

A 99 vende um seguro para motorista de aplicativo contra acidentes pessoais, que cobre morte e despesas hospitalares.

Gerenciamento no aplicativo

Todos os três aplicativos podem bloquear motoristas sem aviso prévio.

O InDrive, no entanto, diz não sancionar os condutores registrados por cancelarem corridas. A 99 cobra que os motoristas tenham uma taxa de aceitação mínima para manter o cadastro ativo. A Uber, por sua vez, pode punir com exclusão da plataforma os trabalhadores que cancelam muitas viagens já aceitas.

Na hora de deletar uma conta, a operação é mais difícil com o InDrive.Para solicitar a exclusão, é necessário enviar um email com a foto da tela mostrando a conta do aplicativo. Uber e 99 permitem apagar os dados dentro do próprio aplicativo.

Erramos: o texto foi alterado

A Uber não cobra taxa de aceitação mínima para manter o cadastro de motoristas ativo, como publicado anteriormente

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