Mutirão renegocia contas atrasadas de água, luz, gás e telefone até o dia 11

Procon-SP fez mais de 5.000 atendimentos desde o lançamento da ação; veja como participar

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São Paulo

Consumidores com dívidas em atraso têm até o dia 11 de agosto para renegociá-las no mutirão Renegocia!, ação criada pela Senacon, do Ministério da Justiça, em conjunto com órgãos de defesa. O mutirão começou em 24 de julho e vai até 11 de agosto.

Até a última terça (1º), 5.137 atendimentos foram registrados pelo Procon-SP dentro do programa, 200 deles somente no primeiro dia. Cada atendimento representa uma dívida registrada, já que vários consumidores possuíam mais de uma dívida, segundo o órgão.

Dentre os problemas mais demandados estão: dificuldade na renegociação ou parcelamento das dívidas; cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas); cobrança indevida; cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos ou não informados e inscrição indevida no cadastro de nome sujo.

Enel, Bradesco, Itaú, Sabesp e Banco do Brasil são as empresas que tiveram mais dívidas renegociadas. Consumidores do Estado de São Paulo podem aderir pelo site www.procon.sp.gov.br.

Imagem mostra close em moedas sobre uma conta de luz.
Mutirão Renegocia! vai até 11 de agosto; consumidores poderão negociar dívidas em contas de luz, água, gás e telefone, além de dívidas bancárias e em cartões de varejistas - Adriana Toffetti - 4.jul.18/A7 Press/Folhapress

Entenda o mutirão

Diferentemente do Desenrola Brasil, o Renegocia! não tem limite de renda para participação, e qualquer débito pode ser negociado. No entanto, não há retirada do nome dos devedores do cadastro de inadimplentes, como no Desenrola.

O mutirão está previsto no decreto 11.567, que elevou o valor do mínimo da renda mensal existencial de R$ 303 para R$ 600 para superendividados, pessoas que não conseguem pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou à Agência Brasil que a participação dos credores que forem convocados pela Justiça ou pelo Procon é obrigatória.

Saiba as condições oferecidas por empresas de serviços no mutirão Renegocia!

Consumidores poderão negociar contas atrasadas de luz, água, gás ou telefone

Light

Anunciou que irá parcelar dívidas sem acréscimo de juros e em até 24 vezes. Com a retirada dos juros, não haverá descontos.

"Eventuais multas que incidem sobre a dívida, como a correção monetária com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), no entanto, serão perdoadas", disse, em nota. O pagamento das parcelas poderá ser efetuado por Pix, por meio de QR Code que vem na fatura.

Enel Brasil

A Enel disse que participará do Renegocia! com suas três distribuidoras, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, mas não detalhou as condições.

Clientes da Enel Rio podem se dirigir ao Procon-RJ, localizado na avenida Rio Branco, 25, com atendimento presencial que vai até 4 de agosto. Já os consumidores da Enel SP poderão ser atendidos de modo presencial (sob agendamento prévio) ou virtual por meio do Procon-SP.

É preciso levar documentos pessoais e os contratos das dívidas.

Sabesp

Parcela as dívidas, mas a quantidade de prestações irá variar de acordo com o valor do débito e o tempo em atraso.

A companhia disse que aplicará juros de 0,033% ao dia (equivalente a 0,99% ao mês), com correção monetária pelo IPCA. O cliente poderá utilizar o cartão de crédito para parcelar em até 12 vezes.

Além do atendimento no mutirão, as dívidas podem ser negociadas nas agências da Sabesp, pelo telefone 0800-055-0195, pelo WhatsApp (11) 3388-8000 e pelo site (neste link).

Copasa

Os consumidores podem negociar seus débitos nos Procons de Betim, Contagem e Lavras, municípios de Minas Gerais.

Para usuários da categoria social (inscritos no CadÚnico com renda familiar por pessoa igual ou inferior a meio salário mínimo, ou R$ 651), oferece o parcelamento em 36 meses, sem entrada e sem juros.

Já para os demais usuários (residencial, comercial, industrial e público), os débitos podem ser parcelados em 24 vezes, com 5% de entrada e 0,5% de juros.

Comgás

Oferece descontos progressivos que podem chegar a 50%, a depender da dívida. O parcelamento pode ser feito em até dez vezes com taxas de juros zeradas.

A empresa recomenda aos consumidores que procurem a unidade mais próxima do Procon-SP, Ministério Público ou Defensoria Pública. Outro canal para aderir ao Renegocia! é o portal consumidor.gov.br.

Claro

Informou que oferece ofertas de descontos e parcelamentos, que podem chegar em até 12 vezes.

A Vivo disse que mantém em seu site passo a passo para negociação de dívidas, sem citar o mutirão da Senacon. Já a TIM confirmou que participa do mutirão, mas não detalhou as condições.

A CPFL preferiu não se manifestar. A Sanepar disse que realizou programa próprio de renegociação, encerrado em 31 de julho. A GasBrasiliano disse que não está participando do mutirão. Oi e Neoenergia Coelba não responderam até a publicação deste texto.

Como se inscrever no mutirão?

Segundo o Ministério da Justiça, os cidadãos interessados em participar do Renegocia! podem procurar os órgãos de defesa do consumidor mais próximos (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa).

Outro canal que pode ser usado para renegociar a dívida é o site consumidor.gov.br, onde poderá tratar a negociação diretamente com a empresa credora. Para logar no portal, é preciso ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro.

Segundo o Ministério da Justiça, após acessar a plataforma, o consumidor deve selecionar o credor para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo "Problema" a opção "Renegociação/parcelamento de dívida".

Já no campo "Descrição da Reclamação", o cidadão deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor apresentará uma resposta que deverá ser avaliada pelo consumidor.

Durante esse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e complementar a reclamação, caso necessário.

Em SP, Sabesp renegocia dívida no Poupatempo

Até 30 de setembro, 37 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado de São Paulo vão atender consumidores que queiram negociar dívidas atrasadas com a Sabesp.

A ação "Acertando Suas Contas com a Sabesp" negociará dívidas com até 100% de desconto nos juros e multas. Também será possível parcelar os débitos. O mutirão é voltado para imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto.

As unidades do Poupatempo estão em cidades do interior, litoral, região metropolitana e na capital paulista. Os atendimentos são presenciais, mas é preciso agendar por meio do site www.poupatempo.sp.gov.br. Também é possível agendar pelo aplicativo Poupatempo Digital, disponível para Android e iOS, em totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp (11) 95220-2974.

Duas vans do Poupatempo irão atender por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento, nas cidades de São Bernardo do Campo e Taboão da Serra:

  • Em São Bernardo, a van atende até o próximo sábado (5). Nesta sexta, recebe consumidores até as 16h. No sábado, funcionará das 9h às 13h. A van estará na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro
  • Já em Taboão, a van ficará até 11 de agosto, na Estrada Kizaemon Takeuti, 2425, Parque São Joaquim. O atendimento de segunda a sexta-feira será das 9h às 15h, e aos sábados, das 9h às 13h

Para ser atendido, o cidadão deve levar documento de identificação (cédula de identidade ou CNH) e uma conta de água onde aparece o número de fornecimento do imóvel.

Além do Poupatempo, o feirão será realizado nos canais de atendimento da Sabesp, por meio do site (neste link), dos telefones 195 (na região metropolitana) e 0800-055-0195 (no interior e litoral) com funcionamento 24h, e em agências físicas e unidades móveis.

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