Descrição de chapéu Banco Central juros Selic

Concessão de empréstimos no Brasil sobe 9,4% em agosto, estoque de crédito avança 1,1%, diz BC

Juros cobrados pelas instituições financeiras ficaram em 43,5%, recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Moreira
São Paulo | Reuters

As concessões de empréstimos no Brasil aumentaram 9,4% em agosto na comparação com o mês anterior, informou o Banco Central nesta quarta-feira (27), com o estoque total de crédito avançando 1,1% no período, a R$ 5,524 trilhões.

No mês, as concessões de financiamentos com recursos livres, nos quais as condições dos empréstimos são livremente negociadas entre bancos e tomadores, subiram 6,5% em relação ao mês anterior.

Para as operações com recursos direcionados, que atendem a parâmetros estabelecidos pelo governo, houve aumento de 29% no período.

Cédulas - Gabriel Cabral/Folhapress

No mês, a inadimplência no segmento de recursos livres, ficou em 4,9% pelo terceiro mês seguido.

Já as taxas bancárias médias tiveram baixa em agosto. Os juros cobrados pelas instituições financeiras no crédito livre ficaram em 43,5%, um recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior. Nos recursos direcionados, houve baixa também de 0,3 ponto, a 11,3%.

O spread bancário, diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, recuou para 32,3 pontos percentuais nos recursos livres, contra 32,5 pontos no mês anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.