Descrição de chapéu PIB inflação juros

FMI melhora perspectivas para o Brasil e prevê crescimento de 3,1% em 2023

Fundo melhora estimativa do PIB brasileiro em 1 ponto percentual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Moreira
São Paulo | Reuters

A projeção do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o crescimento da economia do Brasil neste ano melhorou em 1 ponto percentual para refletir os resultados surpreendentes do primeiro semestre, com alta também na estimativa para 2024.

Ao divulgar seu relatório Perspectiva Econômica Global nesta terça-feira (10), o FMI citou "uma agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023", como motivos para elevar a projeção de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) este ano a 3,1%. Em julho, a última previsão do fundo foi de 2,1%.

O FMI também melhorou seu cenário para 2024, vendo agora um crescimento do PIB de 1,5%, contra 1,2% antes.

Notas de reais
FMI aumenta previsão do PIB brasileiro de 2,1% para 3,1% em 2023 - Adobe Stock

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que o PIB brasileiro cresceu 0,9% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores, depois de uma expansão de 1,8% no primeiro trimestre, em resultados que surpreenderam positivamente.

A perspectiva do FMI para este ano é um pouco mais otimista do que a de analistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central, divulgado na segunda-feira (8), que veem uma expansão de 2,92% do PIB. Para 2024, o levantamento mais recente do BC também mostra expectativa de expansão de 1,5%. Já o Ministério da Fazenda vê expansão de 3,2% em 2023 e de 2,3% em 2024, enquanto o BC calcula altas respectivamente de 2,9% e 1,8%.

O conselho executivo do FMI elogiou no final de julho a atual política monetária do Brasil, considerando-a "apropriada", e pediu a continuação de uma abordagem orientada para o futuro e baseada em dados.

Previsão para América Latina e Caribe melhora

A melhora da projeção para o Brasil contribuiu para um aumento da estimativa de crescimento da América Latina e Caribe como um todo. A perspectiva para o país segue acima da projeção para a região para 2023, mas abaixo do crescimento estimado para o ano que vem.

O FMI melhorou suas estimativas para o PIB da América Latina e Caribe em 0,4 e 0,1 ponto percentual respectivamente em 2023 e 2024, vendo agora expansão de 2,3% em cada um dos anos. Esses resultados ainda mostrariam, no entanto, uma forte desaceleração frente ao ritmo de 4,1% visto pelo FMI em 2022.

"A desaceleração para 2023 reflete uma normalização do crescimento junto com os efeitos de políticas monetárias mais apertadas, um ambiente externo mais fraco e preços mais baixos de commodities", explicou o fundo.

A forte atividade dos setores agrícola e de serviços no primeiro semestre de 2023 foi o motivo da revisão para cima do crescimento da produção brasileira pelo FMI, de 2,1% em julho para 3,1%.

As principais economias da região que deverão registrar uma contração este ano são a Argentina, com uma estimativa de retração do PIB de 2,5%, e o Chile, com previsão de queda de 0,5%, informou o FMI.

Por outro lado, a perspectiva para as Economias de Mercados Emergentes e em Desenvolvimento, das quais o Brasil faz parte e que têm forte peso da China, ficou inalterada em 2023 e recuou 0,1 ponto para 2024, ambas em 4,0%, depois de um crescimento de 4,1% calculado em 2022.

Inflação acima de 4% no Brasil, prevê FMI

O relatório do FMI ainda trouxe números para a inflação, que segundo o fundo continua a diminuir no mundo todo conforme os bancos centrais mantêm a postura rígida.

Para o Brasil, o fundo calcula a inflação em uma média de 4,7% e 4,5% respectivamente em 2023 e 2024, com a alta dos preços ao final de cada período em 4,9% e 3,9%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.