Descrição de chapéu Folhajus

Homem vai à Justiça para pedir dinheiro por cuidar de filho da ex

Ele reivindicou pagamento de rescisão, FGTS, horas extras e indenização pelas tarefas domésticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça do Trabalho negou o pedido de um homem que processou sua ex-mulher e pediu para ter reconhecido o vínculo de emprego na função de 'doméstico-cuidador'. A sentença da 4ª Vara do Trabalho de Uberaba (MG) foi dada pelo juiz Henrique Macedo de Oliveira. O ex pedia o pagamento de verbas rescisórias, FGTS, horas extras e indenização por danos materiais. Não houve recurso e o processo foi arquivado.

No processo, o homem disse que teria assumido tarefas domésticas e cuidados com o filho da ex-companheira por cerca de um mês, enquanto ela estava em viagem para o exterior.

Ilustração com formas preenchidas em preto. Há a escultura "A Justiça" que está em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal e uma bola de demolição indo na direção da escultura. No fundo, há parte do logo que acompanha o slogan "Pátria amada Brasil" em linhas pretas
Justiça do Trabalho decidiu negar pedido de vínculo empregatício de homem que fez tarefas domésticas e cuidou do filho da ex-mulher - André Stefanini/Folhapress

Em seu depoimento, ele disse que ambos se conheceram em um site de paquera e que depois passaram a ter um relacionamento amoroso. Ele afirmou que a companheira fez uma viagem e, durante um mês, trabalhou na casa dela, onde era responsável por lavar, passar, fazer comida e cuidar do filho dela. Segundo o homem, no período eles eram "apenas amigos".

A mulher disse à Justiça que foi convidada para trabalhar na França por cerca de dois meses, período em que o homem teria ficado em sua casa e cuidado do filho dela, que tem deficiência.

Ela afirmou que os dois ainda tinham um relacionamento amoroso e que "não prometeu pagamento ao companheiro durante a viagem".

Em sua sentença, o magistrado entendeu que a situação ocorreu em razão do relacionamento afetivo que existia entre ambos, sem a configuração de prestação de trabalho ou vínculo empregatício nos moldes do que prevê a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

"O homem se aproveitou de seu relacionamento com a reclamada para obter vantagem ilícita, revelando um aspecto curioso da problemática da assimetria de gênero, em que um homem se sente à vontade para cobrar de uma mulher o pagamento pelos serviços domésticos prestados no curso do relacionamento, como se fosse inadmissível a ideia de que tais atribuições pudessem ser compatíveis com a performance da sua masculinidade", disse o juiz.

Oliveira avaliou ainda que o homem alterou a verdade dos fatos. Foi aplicada multa de 10% sobre o valor da causa. O autor da ação também deverá arcar com os custos do processo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.