Descrição de chapéu Bradesco Pix

Cadê meu dinheiro? Falha no Bradesco deixa clientes com saldo zerado

OUTRO LADO: Banco afirma que situação deve ser regularizada em breve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Correntistas do Bradesco estão sendo surpreendidos na manhã desta segunda-feira (27) com saldo zerado ou negativo na conta.

Em nota, o Bradesco afirma que o processamento noturno do banco não atualizou corretamente o saldo da conta-corrente de um grupo reduzido de clientes.

Às 17h35, disse que os saldos estão sendo atualizados gradualmente. "Em breve estará totalmente normalizado. O banco lamenta o ocorrido", afirmou, em nota.

O banco tem mais de 71,7 milhões de clientes.

Logo do Bradesco; banco apresenta falha, deixando correntistas sem saldo na conta - Paulo Whitaker -02.out.18/REUTERS

O site DowDetector, que acompanha as falhas dos serviços digitais, registrou as primeiras notificações às 5h53. Às 11h, a plataforma registrou o pico de queixas sobre o sistema do Bradesco. Além da discrepância no valor do saldo da conta, usuários também reclamam de falhas no aplicativo do banco e nas transferências de dinheiro.

Nas redes sociais, correntistas relatam o sumiço de dinheiro e a dificuldade em ter uma explicação.

"Bradesco, minha conta está negativa e a gerente disse que não está, mas não consigo fazer nada com a conta", afirma uma usuária do X, ex-Twitter.

Em resposta, pela rede social, o banco pediu para a cliente acessar a conta "mais tarde".

Até o momento, as reclamações seguem entre os assuntos mais comentados das redes sociais e no DowDetector.

Este não é o primeiro problema enfrentado pelos clientes do Bradesco. Em maio deste ano, o sistema do Bradesco ficou fora do ar e com intermitência. A falha atingiu o aplicativo do banco, seu internet banking e até caixas eletrônicos. O aplicativo do Next, banco digital do Bradesco, também caiu.

Em setembro, correntistas relataram instabilidade no Pix.

O Bradesco está passando por uma troca de comando. Na última quinta-feira (23), o banco anunciou que Marcelo Noronha substituirá Octavio de Lazari Jr. como presidente-executivo da instituição. Lazari, por sua vez, vai assumir uma cadeira no conselho de administração.

Segundo o presidente do conselho de administração, Luiz Carlos Trabuco, a troca de comando no Bradesco tem o propósito de iniciar um ciclo de projetos e objetivos estratégicos.

Com o anúncio da mudança, as ações do Bradesco registraram forte alta, de mais de 3%.

O Bradesco encerrou o terceiro trimestre deste ano com lucro de R$ 4,6 bilhões, 11,5% a menos que no mesmo período de 2022, num resultado pior que o esperado pelo mercado, que previa R$ 4,68 bilhões.

Enquanto isso, seu rival Itaú Unibanco, registrou alta de 12% no lucro líquido recorrente, com avanço na carteira de crédito e inadimplência quase estável.

Como registrar sua queixa

O correntista afetado pela falha no sistema deve reclamar diretamente com o Bradesco, por meio do SAC do banco, anotando o protocolo de atendimento. O recomendado é juntar evidências da falta de saldo com print de telas e comprovantes do caixa-eletrônico.

Se não houver solução no prazo informado pelo Bradesco, o correntista pode registrar queixa nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e no Banco Central, que fiscaliza a atuação das instituições financeiras.

O registro do problema vai auxiliar as entidades a atuarem com punições contra o banco.

O Procon-SP afirma que não tem até o momento reclamações formalizadas em sua plataforma, relacionadas a problemas com contas correntes no banco Bradesco. "Mas, com base em informações de imprensa e menção ao órgão em redes sociais, enviou uma notificação à instituição financeira, pedindo esclarecimentos sobre o problema de desaparecimento de valores dos consumidores em suas contas", diz, em nota à Folha.

Segundo o órgão, entre as informações solicitadas estão: impacto do problema, identificação da situação e providências adotadas e prazo para resolução, além de quantos consumidores já entraram em contato e qual o tratamento que está sendo dado a eles.

O Procon-SP afirma que o pagamento de encargos pelo não pagamento de faturas, devido à falta de saldo para o consumidor quitar o débito, será de responsabilidade da instituição financeira, desde que o consumidor registre a reclamação junto ao banco antes do vencimento das cobranças.

Ou seja, se um boleto vence hoje e a conta do consumidor está sem saldo em função da falha do banco, o correntista precisa registrar o caso ainda hoje junto ao Bradesco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.