Descrição de chapéu Bradesco

Após mais de 37 horas, saldo de contas do Bradesco volta ao normal

Bradesco não explica motivo de falha, mas afirma que encargos serão ressarcidos

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São Paulo

A maior parte das falhas que afetavam saldos de correntistas do Bradesco desde a madrugada de segunda-feira (27) foram regularizadas apenas nesta terça-feira (28). Segundo o banco, os problemas foram solucionados e eventuais encargos serão ressarcidos aos clientes impactados.

Segundo o site Downdetector, plataforma que monitora falhas em sites e aplicativos, as reclamações sobre o aplicativo do Bradesco atingiram um pico às 9h, passando a cair até chegarem ao menor nível do dia às 18h20, mais de 37 horas depois do início dos bugs.

Além de deixarem contas de clientes do banco zeradas, também houve casos de correntistas que receberam dinheiro a mais.

Apesar da afirmação do banco e da diminuição de reclamações no Downdetector, alguns poucos usuários ainda relatam problemas no saldo do aplicativo do Bradesco.

O Bradesco não respondeu à reportagem até a publicação deste texto. Em comentários no "X", ex-Twitter, o perfil oficial do banco afirma que eventuais divergências que tenham ocorrido em saldos foram regularizadas, pede desculpas pelo inconveniente e diz que eventuais encargos serão ressarcidos.

O banco, que tem mais de 71,7 milhões de clientes, não explica o motivo da falha.

Logo do Bradesco; banco enfrenta falha no sistema, e clientes ficam com saldo zerado ou negativado indevidamente - Paulo Whitaker/REUTERS

Pela manhã, a instituição chegou a ser mencionado em 13 mil posts na rede social "X".

"@Bradesco Como está a situação dos dinheiros desaparecidos das contas? O meu continua desaparecido. Fiz uma transferência de R$ 580,00 da c/c para a poupança dia 13.11, mas esse valor não aparece lançado na poupança na data referida e nem aparece no saldo, só no extrato da c/c", questiona um cliente, que não tinha recebido resposta do banco até a publicação deste texto.

Há menções de usuários que relataram terem recebido dinheiro do banco indevidamente, erro corrigido depois.

Segundo o Código Civil, quem recebe um dinheiro por engano é obrigado a devolver o valor, seja uma transferência do banco ou de outro cliente.

O recebimento indevido pode configurar enriquecimento ilícito. Caso tenha utilizado parte do valor, o banco pode exigir ressarcimento e tomar medidas para recuperar os fundos.

Além da discrepância no valor do saldo da conta, usuários também reclamam de falhas no aplicativo do banco e nas transferências de dinheiro.

O Downdetector afirma que só comunica um incidente quando o número de relatórios de problemas é significativamente superior ao volume habitual a hora do dia.

O Bradesco está passando por troca de comando. Na última quinta-feira (23), o banco anunciou que Marcelo Noronha substituirá Octavio de Lazari Jr. como presidente-executivo da instituição. Lazari, por sua vez, vai assumir uma cadeira no conselho de administração.

Na tarde desta segunda, vice-presidente responsável pelo banco de atacado, Eurico Ramos Fabri, pediu demissão, alegando motivos pessoais. Até o momento, não foi anunciado seu substituto.

A saída do executivo ocorre no mesmo dia em que o Bradesco aderiu ao acordo da Americanas com seus principais credores. O banco tem cerca de R$ 4,85 bilhões a receber da varejista.

A instituição financeira encerrou o terceiro trimestre deste ano com lucro de R$ 4,6 bilhões, 11,5% a menos que no mesmo período de 2022, num resultado pior que o esperado pelo mercado, que previa R$ 4,68 bilhões.

COMO REGISTRAR O SUMIÇO DO DINHEIRO

O correntista afetado pela falha no sistema deve reclamar diretamente com o Bradesco, por meio do SAC do banco, anotando o protocolo de atendimento. O recomendado é juntar evidências do sumiço do saldo com print de telas e comprovantes do caixa eletrônico.

Se não houver solução no prazo informado pelo Bradesco, o correntista pode registrar queixa nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e no Banco Central, que fiscaliza a atuação das instituições financeiras.

O registro do problema vai auxiliar as entidades a atuarem com punições contra o banco.

O Procon-SP afirma que não tem até o momento reclamações formalizadas em sua plataforma, relacionadas a problemas com contas correntes no Bradesco. "Mas, com base em informações de imprensa e menção ao órgão em redes sociais, enviou uma notificação à instituição financeira, pedindo esclarecimentos sobre o problema de desaparecimento de valores dos consumidores em suas contas", diz, em nota à Folha.

Segundo o órgão, entre as informações solicitadas estão: impacto do problema, identificação da situação e providências adotadas e prazo para resolução, além de quantos consumidores já entraram em contato e qual o tratamento que está sendo dado a eles.

O Procon-SP afirma que o pagamento de encargos pelo não-pagamento de faturas, devido à falta de saldo para o consumidor quitar o débito, será de responsabilidade da instituição financeira, desde que o consumidor registre a reclamação junto ao banco antes do vencimento das cobranças.

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