Descrição de chapéu Apple internet tecnologia

Criadora do "Fortnite" vence batalha legal contra Google por monopólio

Epic Games processou big tech em 2020 por abusar das condições de loja de venda de aplicativos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Francisco | AFP

A Epic Games, criadora do jogo "Fortnite", ganhou nesta segunda-feira (11) uma batalha judicial nos Estados Unidos contra o Google, com um júri decidindo que a gigante da tecnologia exerce um controle monopolístico ilegal em sua loja de aplicativos para Android.

A empresa de jogos processou o Google e a Apple em 2020 por abusar das condições de suas respectivas lojas de venda de aplicativos e outros conteúdos digitais para dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS ou Android.

O Google e a Apple recebem uma porcentagem de todas as compras feitas por meio de suas lojas de aplicativos, Google Play e Apple Store, o que tem gerado reclamações de desenvolvedores, que consideram uma "taxa" que as duas gigantes tecnológicas cobram das empresas.

Jogo "Fortnite", da Epic Games", rodando em smartphone
Jogo "Fortnite", da Epic Games", rodando em smartphone; empresa venceu batalha legal contra Google por monopólio - Chris Delmas - 14.ago.2020/AFP

O júri levou apenas algumas horas para decidir contra o Google, ao considerar que a empresa havia empregado várias estratégias ilegais para manter seu monopólio na loja de aplicativos para aparelhos Android.

"Vitória sobre o Google! Após quatro semanas de depoimentos no tribunal, o júri da Califórnia decidiu contra o monopólio do Google Play em todas as acusações", declarou Tim Sweeney, CEO da Epic, no Twitter.

O juiz do caso terá que decidir como o Google compensará a Epic Games pelos danos causados.

O Google afirmou que vai recorrer da decisão e que o caso ainda se estenderá por meses ou anos.

"Continuaremos defendendo o modelo de negócios do Android e mantemos nosso compromisso firme com nossos usuários, parceiros e o ecossistema Android como um todo", afirmou Wilson White, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Política Pública do Google.

70% dos smartphones do mundo funcionam com o sistema operacional Android.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.