Descrição de chapéu alimentação

Impostos sobre álcool e bebidas açucaradas deveriam ser maiores, diz OMS

Segundo a organização, anualmente 2,6 milhões de pessoas morrem por consumo de bebidas alcoólicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emma Rumney
Londres | Reuters

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu aos governos nesta terça-feira (5) que aumentem os impostos sobre bebidas alcoólicas e os imponham a produtos que atualmente estão isentos, como o vinho em alguns países europeus.

As bebidas açucaradas também deveriam ser tributadas a taxas mais elevadas, afirmou a OMS, acrescentando que todos os anos 2,6 milhões de pessoas morrem por consumo de álcool e 8 milhões de pessoas morrem devido a dietas pouco saudáveis.

Rudiger Krech, diretor de Promoção da Saúde da OMS, disse que tributar esses produtos a uma taxa mais elevada cria populações mais saudáveis.

Pessoas segurando copos de cerveja e curtindo o verão ao ar livre.
OMS pediu aos governos nesta terça-feira (5) que aumentem os impostos sobre bebidas alcoólicas - Astrosystem/Adobe Stock

"Tem um efeito cascata positivo em toda a sociedade –menos doenças e debilitação e receitas para os governos fornecerem serviços públicos", continuou Krech, acrescentando que, no caso do álcool, a taxação mais alta também ajuda a prevenir a violência e lesões causadas pelo trânsito.

Organizações de saúde pública como a OMS estão cada vez voltando atenção para o impacto na saúde de produtos como o álcool e os alimentos com açúcar, depois de obterem ganhos significativos ao ressaltar os impactos de mortalidade nas doenças causadas pelos cigarros.

A OMS também divulgou nesta terça-feira um "manual tributário do álcool" para acompanhar documentos semelhantes relativos ao tabaco e às bebidas adoçadas com açúcar.

O documento afirma que a maioria dos impostos sobre o álcool são "baixos e não concebidos de forma otimizada" e que o vinho não é tributado de todo em 22 países, principalmente na Europa, apelando aos governos pela introdução de impostos mais elevados e pela tributação de todos os tipos de álcool.

O consumo de álcool é um fator causal em mais de 200 doenças e lesões, incluindo alguns tipos de câncer, cirrose hepática e doenças cardiovasculares, de acordo com a OMS.

As associações do setor do álcool afirmam que impostos mais elevados levam à redução das vendas e à queda das receitas fiscais, ao mesmo tempo que ameaçam a sobrevivência de algumas empresas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.