Descrição de chapéu alimentação China

China vai derrubar medida que sobretaxa exportações de carne de frango brasileira

Taxa 'antidumping' que vinha sendo aplicada era de até 34% sobre o valor do produto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patrícia Vilas Boas
Reuters

O governo federal disse nesta terça-feira (27) que foi informado da decisão do governo da China de não renovar uma medida que sobretaxava exportações brasileiras de produtos de carne de frango, informou nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Pouco depois da divulgação da nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão em uma publicação no X, antigo Twitter, assinada por sua equipe.

Carne de frango brasileira era sobretaxada entre 17,8% e 34,2% sobre o valor do produto - Rodrigo Fonseca - 21.mar.2017/AFP

"Mais uma boa notícia para o campo brasileiro. Nova abertura de mercado fruto do trabalho dos ministérios de Carlos Fávaro e Geraldo Alckmin", publicou o presidente, citando o ministro da Agricultura e Pecuária e o vice-presidente.

"Vai ter ainda mais exportação, trazendo receitas e desenvolvimento. E muito frango xadrez brasileiro para os chineses", acrescentou a publicação de Lula.

A medida "antidumping" que vinha sendo aplicada sobre exportações de carne de frango brasileira correspondia a uma sobretaxa sobre o valor do produto importado —que variava entre 17,8% e 34,2%, de acordo com a empresa exportadora—, e era aplicada desde 2019, conforme comunicado.

Segundo Lula, essa tarifa caiu para zero com a decisão.

Além da sobretaxa, afirmou a nota, 14 empresas brasileiras haviam feito "compromissos de preços" com o governo da China, o que implicava na adoção de preços superiores a um patamar mínimo pré-estabelecido.

As medidas, para os ministérios, "prejudicavam a competitividade do produto brasileiro no mercado chinês".

"O governo brasileiro atuou ativamente junto a autoridades chinesas em diversos foros e durante a realização de mecanismos bilaterais de cooperação em 2023, obtendo a decisão favorável", acrescentou o comunicado conjunto.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e a China é o segundo maior consumidor mundial do produto e também o principal destino dos embarques de carne de frango brasileira, de acordo com a nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.