Nvidia supera expectativas de Wall Street, empresário quer fazer 'Tesla brasileira' e o que importa no mercado

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São Paulo

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Os analistas e investidores americanos tinham uma expectativa muita alta sobre os resultados que seriam divulgados pela Nvidia nesta quarta, no balanço mais aguardado do trimestre em Wall Street.

A fabricante de chips não apenas bateu as expectativas do mercado, como as superou.

↳ O reflexo foi uma alta de 9% nas negociações pós-mercado. Se confirmada no pregão de amanhã, a recolocará como a quarta maior companhia do mundo em valor de mercado, à frente de Alphabet (dona do Google), Amazon e Meta (dona do Facebook).

↳ Desde que projetou uma receita recorde, em maio do ano passado, a Nvidia vem surpreendendo o mercado. O preço de suas ações mais do que dobrou no período.



Entenda: a Nvidia é tida como a companhia listada em Bolsa que mais surfou na atual onda de IA (inteligência artificial) generativa.

  • Ela é responsável por produzir as GPUs (unidades de processamento gráfico), essenciais para treinar grandes modelos de linguagem, como o GPT da OpenAI e o Gemini do Google.
  • A empresa desenvolve os componentes e terceiriza sua fabricação para fornecedores como a taiwanesa TSMC.

Os chips da Nvidia são essenciais para que os investimentos em IA de nomes como Microsoft, Apple, Google e Meta deem certo.

Em números:

  • US$ 22,1 bilhões (R$ 108,9 bilhões) foi a receita da Nvidia no último trimestre do ano passado, acima da previsão de US$ 20,55 bilhões dos analistas.
  • 265% foi o salto em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • US$ 5,16 foi o lucro por ação, que também superou os US$ 4,64 calculados por Wall Street.
  • US$ 60,9 bilhões (R$ 300,2 bilhões) foi a receita da Nvidia em 2023, maior do que a Microsoft (US$ 56 bilhões).

Operadora do Burger King quer Starbucks

A Zamp, operadora das redes Burger King e Popeye’s no Brasil, negocia com a Starbucks para se tornar master franqueada da marca americana no Brasil.

  • A rede de cafeterias é operada no país pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em dezembro do ano passado, com dívidas de R$ 1,8 bilhão.
  • Desde então, cerca de 40 das 187 lojas da Starbucks foram fechadas por aqui.
A estratégia da Zamp é aproveitar o momento ruim da atual franqueadora para adicionar uma nova marca a sua rede de operações no Brasil.

Novo dono: a operadora de fast-food anunciou que o fundo árabe Mubadala, que já era um acionista relevante, assumiu o seu controle, sendo dono de 58,2% do capital social.
  • Após ter sua oferta pelo controle recusada no ano passado, o Mubadala foi aumentando sua participação e atinge seu objetivo ao adquirir a fatia de 16,8% que era da gestora FitPart.
Quem é quem:

↳ Zamp: ex-BK Brasil, fechou o mês de setembro com 1.003 restaurantes no país, entre próprios e franqueados. Em 2022, teve receita líquida de R$ 3,6 bilhões e prejuízo de R$ 41,4 milhões. O resultado de 2023 ainda não foi divulgado.

↳ Mubadala: fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos que administra US$ 276 bilhões (R$ 1,36 trilhão) em ativos ao redor do mundo. ↳ SouthRock: fundada em 2015 pelo americano Ken Pope, comprou o direito de operação da Starbucks Brasil em 2018.
  • Administra as marcas T.G.I. Friday's, BAR (Brazil Airport Restaurants), Eataly e Subway –que ficou fora da recuperação judicial.

A Tesla capixaba

O empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis se inspirou na Tesla para produzir o próprio carro elétrico.

↳ Ele, que dirige um Tesla Model 3, quer repetir o modelo de negócio da fabricante com a venda direta ao consumidor, sem passar pela concessionária.

↳ A Lecar, empresa que ele criou para produzir o veículo movido a eletricidade, desmontou um Tesla Model Y para entender as tecnologias embarcadas.



Os objetivos para o Lecar 459 são ousados:

  • Preço estimado de R$ 279 mil –com possibilidade de reduzir para R$ 200 mil em negociações com fornecedores;
  • Autonomia de 400 quilômetros com uma carga completa;
  • Lançamento em dezembro deste ano, mas os testes físicos de impacto e aerodinâmica ainda nem foram feitos.
O carro terá carroceria SUV cupê, como o Fiat Fastback e o BMW X4 –o desenho foi mudado em relação ao sedã do primeiro protótipo (da foto);

O negócio é tocado com capital próprio de Assis, que vendeu sua administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) em 2022.

Ele diz que foram contratados 30 engenheiros, e 23 deles vieram da Ford. Há também funcionários com passagem por Nissan, Marcopolo e Gurgel. Em 2025, o empresário planeja fazer o IPO (oferta inicial de ações) da Lecar.

Mais sobre carros elétricos:
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Clicou, pagou

Começou nesta terça a fase piloto do "Click to Pay", método de pagamento online que reduz as etapas para concluir compras no ecommerce.

Entenda: a ferramenta reúne dados pessoais do comprador (nome, email, CPF, endereço), que são oferecidos pela bandeira do cartão.

Na hora de finalizar a compra em algum site, basta o usuário fornecer o email e fazer uma verificação em dois fatores que já aparecem as opções de cartões.

Não é necessário colocar informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código verificador –tudo isso fica armazenado de forma criptografada na base do Click to Pay.

O objetivo: é reduzir as desistências na finalização das compras online, ao agilizar e facilitar a confirmação das informações.

Etapas. Por enquanto, a ferramenta estará disponível apenas para compras no crédito, mas deve incluir o débito ao longo do ano.
  • A fase piloto começou no site de venda de ingressos Ingresse.
A opção em si já era fornecida por algumas bandeiras de cartão, mas agora foi padronizada pela Abecs, associação que representa a indústria de meios eletrônicos de pagamento.
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