Descrição de chapéu China indústria

Atividade industrial da China cresce pela primeira vez em seis meses

Em março, indicador ficou acima das projeções e teve o melhor resultado em 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Kirton Joe Cash
Shenzhen e Pequim | Reuters

A atividade industrial da China teve alta pela primeira vez em seis meses em março, de acordo com uma pesquisa oficial divulgada neste domingo, oferecendo alívio às autoridades mesmo com a persistência da crise no setor imobiliário no país, que continua prejudicando a economia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial subiu para 50,8 em março, de 49,1 em fevereiro, acima da marca de 50 que separa crescimento da contração. O número superou a projeção de 49,9 em uma pesquisa da Reuters.

Embora o ritmo de crescimento tenha sido modesto, essa foi também a leitura mais alta do PMI desde março do ano passado, quando o impulso da suspensão das restrições impostas pela Covid-19 começou a estagnar.

Funcionário em fábrica em Qingzhou, na China - AFP

"De acordo com os indicadores, a oferta e a demanda domésticas melhoraram, enquanto a confiança dos proprietários e das empresas está se recuperando, e a disposição para consumir e investir está aumentando", disse Zhou Maohua, analista do China Everbright Bank.

Os novos pedidos de exportação subiram para território positivo, interrompendo 11 meses de quedas, mas o emprego continuou a encolher, embora em um ritmo mais lento, mostraram os dados do PMI.

Indicadores recentes sugerem que a segunda maior economia do mundo está lentamente se recuperando, levando os analistas a começar a atualizar suas previsões de crescimento para este ano.

No entanto, uma profunda retração no setor imobiliário do gigante asiático continua sendo um grande obstáculo ao crescimento, testando a saúde dos governos locais altamente endividados e dos balanços patrimoniais dos bancos estatais.

O PMI oficial não manufatureiro, que inclui serviços e construção, subiu de 51,4 para 53 em fevereiro, marcando a leitura mais alta desde setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.