Descrição de chapéu Imposto de Renda

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda precisa de conta prata ou ouro no Gov.br; saiba como criar

Recurso trará neste ano as informações sobre aeronaves, além de dados de bancos, empresas, governo, médicos, hospitais e cartórios de imóveis

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São Paulo

O contribuinte que for obrigado a declarar o Imposto de Renda 2024 e quiser utilizar a declaração pré-preenchida precisará ter uma conta prata ou ouro no portal Gov.br para ter acesso ao recurso.

Essa foi uma das novidades anunciadas pela Receita Federal na manhã desta quarta-feira (6) ao divulgar as regras para a declaração do IR. Até o ano passado, a declaração pré-preenchida poderia ser acessada também por quem tem a conta bronze. A diferença é que os níveis ouro e prata exigem algumas medidas de segurança para comprovar a identidade.

Tela inicial do portal Gov.br
Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024 só será permitida para quem tiver conta ouro ou prata no portal Gov.br - Reprodução

A conta ouro ou prata também será exigida de quem for usar o Meu Imposto de Renda, que pode ser acessado pelo computador, tablet ou celular, mesmo para quem não utilizar a pré-preenchida.

"Nesta solução online, a gente faz uma série de validações e troca muitas informações com o cidadão", disse José Carlos Fonseca, auditor da Receita Federal. "O aplicativo até o ano passado permitia a conta bronze, que era algo que precisava ser corrigido...É uma conta que não permite as garantias legais e a troca de informação sigilosa que a conta ouro ou prata permite", afirmou.

De acordo com a Receita, 75% das pessoas que declaram o IR já tem a conta ouro ou prata. Mas quem não tem, pode obter este nível sem maiores dificuldades (veja mais abaixo como conseguir).

Além da exigência da conta prata ou ouro no Gov.br, a declaração pré-preenchida também trará os dados de aeronaves, que serão encaminhadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em 2023, o recurso já trazia as informações enviadas por bancos, empresas, médicos, dentistas, hospitais, corretores, cartórios de imóveis, exchanges e órgãos governamentais como a Receita e o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Outra mudança é a permissão de procuração eletrônica ou autorização para que terceiros possam acessar a declaração pré-preenchida, o que facilita o trabalho, por exemplo, dos "contadores de família", que enviam os dados para a Receita de vários integrantes de uma família.

O que é a conta Gov.br?

Segundo o governo federal, a conta gov.br é um meio de acesso do usuário aos serviços públicos que são oferecidos de forma digital. Essa conta garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços.

Quem tem nível prata ou ouro acessa uma lista de serviços que podem facilitar o dia a dia. São informações ligadas ao PIS/Pasep, ao INSS, à Receita Federal e ao SVR (Sistema de Valores a Receber) do Banco Central, por exemplo.

Dentre os sistemas que é possível acessar estão:

  • Serviços do SUS
  • Enem, Sisu, Prouni, Fies
  • Carteira de Trabalho Digital
  • Carteira Digital de Trânsito
  • Portal Meu INSS
  • Serviços da Receita Federal
  • Juntas comerciais
  • Portal eSocial
  • Documentos militares
  • Ter conta gov.br permite fazer inscrições no Enem, Sisu, ProUni e Fies

Os selos ou níveis do Gov.br

Bronze

  • Acesso a serviços digitais de forma limitada, que não tragam risco de exposição dos dados
  • Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br
  • Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais

Prata

  • Login único para um maior número de serviços e mais proteção pessoal
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br
  • Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados

Ouro

  • Login único para qualquer serviço digital do governo, sem restrição de acesso
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br
  • Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços com dados mais sensíveis e de maior risco

Saiba como criar a conta no portal Gov.br

A conta pode ser criada por computador, tablet ou celular. No computador, basta acessar o site do sistema (gov.br/governodigital) e seguir o passo a passo. São solicitadas informações como número do CPF e data de nascimento, entre outras.

No celular ou tablet, o cidadão deve baixar o aplicativo nas lojas Play Store (para Android) ou App Store (iOS), sendo que o desenvolvedor é Serviços e Informações do Brasil, e criar a sua conta. Neste caso, é mais fácil conseguir nível prata ou ouro porque, como há acesso à câmera, o contribuinte consegue provar com mais facilidade sua identidade.

Quem já tem conta precisa checar o perfil atual para saber se é necessário fazer a elevação para nível prata ou ouro. Tanto a inscrição quanto a mudança de selo podem ser feitas pelo computador, mas a recomendação é fazer pelo app.

Passo a passo para criar senha no Gov.br

  1. Acesse o site gov.br/governodigital
  2. Na tela inicial, vá na foto maior, onde se lê "Saiba tudo sobre a conta Gov.br"
  3. Depois clique em "Criar sua conta gov.br"
  4. Na página seguinte, informe o CPF e clique em "Continuar"
  5. Para quem não tem conta, o sistema irá indicar a opção de criar uma. Clique sobre ela
  6. A conta ouro é criada para quem tem CNH digital ou biometria facial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
  7. Quem não tem CNH digital ou biometria no TSE terá conta prata, que deverá ser criada por meio dos bancos credenciados, no aplicativo do banco
  8. O cidadão que não conseguir criar a conta Gov.br prata ou ouro responderá a um questionário e terá selo bronze
  9. O selo bronze não dá acesso à declaração do IR pelo Meu Imposto de Renda e a outros serviços.

Saiba como conseguir nível prata no Gov.br pelo aplicativo

  • Acesse o aplicativo gov.br
  • Clique em "Entrar com gov.br"
  • Na tela seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  • Em seguida, digite a senha e clique em "Entrar"
  • Na tela em que se lê "Autorização de uso de dados pessoais", vá em "Autorizar"
  • No quadro azul, acima, clique em "Aumentar nível da conta"
  • Para tornar sua conta prata, escolha uma das opções que o aplicativo oferece; se tiver cadastro no Denatran, use a biometria facial; se for servidor, use dados do Sigepe
  • A validação também pode ser feita por meio do cadastro no seu banco na internet
  • Vá onde se lê "Cadastro via internet banking" e escolha o seu banco
  • Os próximos passos dependerão de cada instituição financeira; é possível conseguir a validação pelo Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Santander, Agibank, Itaú, Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay/Original ou Nubank

Saiba como conseguir nível ouro no Gov.br pelo aplicativo

  • Acesse o aplicativo gov.br
  • Clique em "Entrar com gov.br"
  • Digite o CPF e vá em "Continuar"
  • Depois, informe a senha e clique em "Entrar"
  • No quadro azul, acima, onde está seu nome, vá em "Aumentar nível"
  • Em seguida, acesse "Aumentar nível da conta"
  • O gov.br pedirá acesso à câmera do celular, clique em "OK"
  • Aparecerão orientações para a foto; clique em "Reconhecimento facial"
  • Enquadre seu rosto e aguarde; aparecerá a mensagem "Reconhecimento facial realizado com sucesso", vá em em "OK"
  • Ao final do procedimento, aparecerá a mensagem "Validamos sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral. Você atingiu o maior nível de segurança para sua conta gov.br!"
  • Outra forma é pela validação dos dados usando a biometria digital cadastrada no TSE
  • É também possível validar os dados com o certificado digital compatível com IPC-Brasil
  • Mais uma forma é usar o aplicativo gov.br para ler o QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional)

O reconhecimento facial está inválido. O que faço?

De acordo com o governo federal, há diferentes razões em caso de problema no reconhecimento facial ou na leitura da foto ao tentar cadastrar conta prata ou ouro no gov.br. O sistema faz a leitura e compara esses dados com o que está nos bancos da Justiça Eleitoral ou da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Se não houver uma semelhança nos padrões mínimos estabelecidos para reconhecimento, a foto ou a biometria facial é considerada inválida.

Outro motivo pode ser a qualidade da foto enviada. O governo recomenda que a foto seja tirada em ambiente claro, sem objetos cobrindo o rosto como óculos, bandana ou lenço. O enquadramento incorreto ou uma foto antiga cadastrada também podem impedir o reconhecimento.

Caso o problema persista, é possível criar a conta sem o reconhecimento facial, clicando em "Tentar de outra forma", que são a biometria, o certificado digital ou o QR Code da CIN.

Como recupero a senha de acesso?

Há cinco possibilidades para recuperar a senha de acesso no gov.br

  1. Reconhecimento facial: Clique no botão "Gerar QR Code". Entre no aplicativo gov.br e vá na opção "Ler QR Code". Aponte a câmera e, após a leitura do QR code, vá em "Fazer reconhecimento facial". Esteja em local iluminado e evite objetos que cubram o rosto como óculos, bandana, faixa ou lenço. Posicione a câmera na altura do seu rosto e dentro do círculo. Tire a foto e clique em Ok. Por fim, cadastre uma nova senha
  2. Bancos credenciados ou internet banking: Clique na imagem do banco credenciado em que você tenha conta. Faça o login no site do banco e cadastre a nova senha no gov.br. No internet banking, o procedimento é o mesmo, mas o usuário recebe uma senha temporária, que precisa ser alterada assim que acessar a conta gov.br. Cheque antes se o endereço do banco começa com https e se há um cadeado ao lado da URL, além de manter um antivírus atualizado.
  3. Email: Ao selecionar essa opção, é enviado um código ao email cadastrado. Informe o código e cadastre a nova senha
  4. Celular: É enviado um código de verificação ao celular. Após informar o código, o usuário pode cadastrar a nova senha
  5. Formulário de atendimento: Se não tiver acesso ao celular cadastrado, clique na opção "Não tenho acesso a este celular". Faça uma solicitação de alteração do email cadastrado no formulário de atendimento clicando na opção "Ir para o formulário". Em seguida, altere o endereço do email ou do celular e tente novamente.

Colaborou Ana Paula Branco e Cristiane Gercina

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