Descrição de chapéu Energia Limpa Eletrobras

Eletrobras anuncia usina de hidrogênio renovável no Rio, em parceria com a Paul Wurth

Foco da companhia é oferecer combustível limpo para siderúrgicas do estado, como a CSN e a Ternium Brasil, ex-CSA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Letícia Fucuchima
Reuters

A Eletrobras assinou um memorando de entendimentos com a Paul Wurth, empresa da SMS group, para explorar o potencial fornecimento de hidrogênio renovável para indústrias, com foco na descarbonização de siderúrgicas.

Segundo a Eletrobras, o acordo envolve a construção e operação de uma usina de 10 megawatts (MW) para a produção de hidrogênio renovável e oxigênio, a ser localizada próximo de uma siderúrgica. Essa produção será disponibilizada para oferta mediante consumo medido, por meio de um contrato de "off-take" de longo prazo (7 a 10 anos).

O logotipo da Eletrobras, empresa brasileira de energia elétrica, é exibido em uma tela no chão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) - REUTERS

Prevê-se que os estudos para a instalação estejam concluídos em menos de um ano. Quando finalizada, a usina terá capacidade 37 vezes maior do que a da plataforma de desenvolvimento e demonstração de tecnologias do hidrogênio renovável da Eletrobras, situada na hidrelétrica Itumbiara, entre Goiás e Minas Gerais.

A Eletrobras destacou em comunicado ao mercado que a "sólida trajetória" do SMS group, especializado no fornecimento de soluções para a indústria de metais, e a incorporação estratégica da Paul Wurth destaca o grupo como pioneiro em soluções verdes.

"A parceria com a Paul Wurth está em total sintonia com a nossa meta 'net zero' e o desenvolvimento de novos negócios, sempre com foco na responsabilidade socioambiental", disse o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas.

As empresas já vinham trabalhando juntas há dois anos em projeto para alinhamento na busca de soluções ecologicamente sustentáveis para a indústria de metais.

Segundo a Eletrobras, houve uma série de estudos de viabilidade e engenharia conceitual que levaram à perspectiva de instalar uma planta de produção de hidrogênio renovável na zona oeste do Rio de Janeiro.

"Esta região, reconhecida como um dos principais polos siderúrgicos do país, apresenta um substancial potencial de demanda para o H2R (hidrogênio renovável)".

Além de abrigar a usina da CSN em Volta Redonda, o estado do Rio de Janeiro abriga a Ternium Brasil, ex-CSA, localizada próxima ao porto de Itaguaí, no extremo oeste da capital fluminense.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.