Descrição de chapéu Todas mercado de trabalho

'Maior o peso, menor o salário?' As agruras das mulheres gordas no mercado de trabalho

Vítimas de preconceito, elas pedem inclusão social e fim de uso da palavra 'obesa'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mariana Mussi não tem ideia de quantos currículos enviou. Mais de mil, assegura. Conta nos dedos quantas vezes foi chamada para uma entrevista. Nunca era contratada.

O desespero para ter uma carreira, um rumo na vida, a fez entrar em cursos pelos quais não era apaixonada, como as faculdades de publicidade e letras. Nesta última, uma professora a chamou para conversar nos primeiros dias de aula para dar conselho:

"O que você está fazendo aqui, Mariana? Você é muito mais do que isso. Vai atrás dos seus sonhos."

Mariana Mussi conseguiu o primeiro emprego aos 40 anos; ela é diretora do documentário "Gordos não vão para o céu"
Mariana Mussi conseguiu o primeiro emprego aos 40 anos; ela é diretora do documentário "Gordos não vão para o céu" - Alexandre Rodrigues/Unisanta

O que ela queria era o mundo das artes e do cinema. A menina que sonhava editar videoclipes e trabalhar na MTV fez curso no campo audiovisual e teve a ideia de produzir um documentário que é, em parte, a sua história.

O filme "Gordos não vão para o céu" fala sobre a vida de mulheres gordas maiores e os problemas que elas enfrentam no dia a dia. Um dos maiores desafios é encontrar emprego.

Mariana conseguiu o primeiro trabalho remunerado em 2024, aos 40 anos. Foi contratada para o departamento de marketing da Unisanta (Universidade Santa Cecília), em Santos, litoral de São Paulo, onde fez curso de multimídia.

"Nós sempre fomos silenciadas. A solidão da mulher gorda é real. Todos os sinais mostram isso. Não só na família, infância, relacionamentos. No mercado de trabalho também", diz ela.

A pesquisa "Gordofobia e mercado de trabalho no contexto brasileiro", de Dayana Cristina Barboza Carneiro, do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) mostra que 48% dos entrevistados para o estudo declararam já terem passado por gordofobia no emprego. São 60% os que se sentiram prejudicados em processos seletivos.

"A sociedade é pensada por e para pessoas magras. A própria construção dos saberes, e a maneira como pensamos, também são conformadas pela imposição do preconceito", escreve Dayana.

Há a questão salarial. Segundo a pesquisadora Adriana Dutra Teixeira, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo), a obesidade está associada à diminuição de salário de 3,9% a 9,1% para as mulheres gordas em relação às magras que desempenham a mesma função. O dado está inserido na dissertação "Maior o peso, menor o salário? O impacto da obesidade no mercado de trabalho."

Na monografia "O impacto da obesidade nos salários e na empregabilidade", apresentado no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto, Gabriela Dornelas de Carvalho faz relação entre o IMC (Índice de Massa Corpórea) e os vencimentos das mulheres gordas.

IMC é fórmula que leva consideração peso e altura, elevado ao quadrado. Resultado acima de 30, é considerado obeso. É critério contestado por ativistas.

"A gente precisa, também no mercado de trabalho, acabar com a patologização do corpo gordo. O IMC não passa de um cálculo. Você não consegue controlar sua altura. E há o mito de que você perde peso se quiser, o que nem sempre é verdade. O controle do peso é apenas um controle sobre o corpo da mulher. O corpo de uma mulher CIS tem naturalmente mais gordura do que o corpo CIS masculino, só que o cálculo do IMC é o mesmo", afirma a jornalista Agnes Arruda, autora dos livros "O peso e a mídia: as faces da gordofobia" e do "Pequeno dicionário Antigordofóbico."

Para ela, experiências profissionais malsucedidas e não obter emprego por causa do peso faz com que a mulher gorda tenha uma vida de fracassos.

"Temos relatos de mulheres que passaram em concursos públicos e não conseguem assumir o cargo porque no exame médico detectam o que chamam de obesidade mórbida. Quem tem dinheiro, contrata advogado e entra na Justiça. Quem não tem, perde a vaga", diz Malu Jimenez, professora, pesquisadora, doutora em Cultura Contemporânea e que desenvolve estudos na área há dez anos.

Elas lembram existir a falsa imagem profissional da mulher gorda ser preguiçosa, ficar várias vezes doente, não ser ativa e se retrair demais no ambiente de trabalho. Defenestram expressões como obesa, gordinha e similares. Consideram uma linguagem violenta que contribui com a estigmatização na sociedade e na falta de oportunidades.

"Há uma confusão entre pessoas obesas e gordas. Temos de ressignificar a palavra gorda. Obesidade remete a doença. Gorda é usada como julgamento, enquanto magra é elogio. Existem pessoas gordas plenamente saudáveis e pessoas magras doentes. Foi criada a culpabilidade, a ideia moralista de que as pessoas são gordas maiores porque querem", completa Jimenez.

Malu Jimenez é filósofa, professora, pesquisadora doutora em Cultura Contemporânea e pesquisadora sobre gordofobia
Malu Jimenez é filósofa, professora, pesquisadora doutora em Cultura Contemporânea e pesquisadora sobre gordofobia - Arquivo pessoal

Mariana diz que elas não têm sequer o direito de morrer pela dificuldade de encontrar caixão do tamanho adequado.

A defesa é pelo uso das expressões gorda(o) menor e gordo(a) maior. Menor é quem passa por situação de gordofobia, mas não sofre com questões estruturais, como problemas de acessibilidade, por exemplo. Por isso, tem menos dificuldades sociais.

Maior é quem, além de sofrer discriminação, tem negado acessos a direitos básicos na sociedade, como transporte público ou acesso a hospitais por falta de macas, camas ou cadeiras, entre outros.

As ativistas e pesquisadoras citam ser este um preconceito em que a vítima se sente culpada. Dizem que várias vezes foram se queixar por terem sido preteridas na procura por emprego e ouviram comentários do tipo: "Também… Olha o tamanho que você está!"

É um círculo vicioso especialmente para mulheres gordas, de baixa renda e que vivem na periferia. Elas têm dificuldade de achar roupas adequadas, não passam nas roletas do transporte público e não cabem em cadeiras. Compram alimentos mais baratos, justamente os que mais engordam. Acabam se retraindo e param de procurar trabalho.

"Há a demonização do corpo gordo como algo doente. O empregador não quer isso. Naquele momento, nós temos uma doença de diagnóstico apenas visual. Uma obesidade controlada é muito menos perigosa do que uma magreza sedentária", defende a professora universitária, publicitária e artista plástica Drika Lucena.

Ativistas como Mariana e Malu pedem a adoção de cotas para gordas como forma de inclusão social. Censos do IBGE, por exemplo, não trazem dados sobre o assunto.

"A dúvida e o medo estão na cabeça da mulher gorda. A gente não precisa ser só boa, precisa ser melhor do que as outras pessoas porque a nossa aparência faz diferença", afirma Drika ao citar história de sua primeira empregadora, dona de escola infantil, que perguntou se a futura professora tinha certeza de que conseguiria sentar e levantar para acompanhar as crianças.

Ela garante estar acostumada, no primeiro contato, a perceber os olhares e as piadas sussurradas. Aprendeu a se impor. Deixa a mensagem que tem consciência do próprio corpo, sente orgulho dele e está tudo bem ser uma mulher gorda e independente. É necessário aprender a enfrentar diferentes situações.

Como o dia em que entrou na sala de aula e ouviu a conversa entre dois alunos.

"Ah, mas aquela gorda..."

Drika o interrompeu.

"Está falando de mim?"

"Claro que não, professora! A senhora nem é gorda. É como o Jô Soares… Alguém inteligente."

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.