Descrição de chapéu Governo Lula

Governo vai tirar urgência de PL que trata do devedor contumaz por falta de acordo

Proposta será encaminhada às comissões ou poderá ir diretamente ao plenário caso requerimento seja aprovado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai retirar o regime de urgência do projeto de lei que institui programas de conformidade tributária e aduaneira na Receita Federal e dispõe sobre o devedor contumaz (quem não paga impostos sistematicamente) por falta de acordo entre os parlamentares, segundo líderes partidários da Casa e o próprio relator da matéria.

Com a proposta, o Ministério da Fazenda tem como alvo sonegadores que buscam alternativas para não pagar impostos —mas a matéria enfrenta resistências entre os deputados.

Relator da matéria, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), diz à Folha que é necessário "estudar melhor" a proposta para "construir um texto que seja seguro e de viável aprovação".

"Sem consenso com as bancadas, o governo entendeu por bem retirar a urgência do projeto, para que possamos estudar melhor e assim construir um texto que seja seguro e de viável aprovação", afirma.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista coletiva
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista coletiva - Gabriela Biló-30.out.2023/Folhapress

Segundo relatos, o tema foi discutido em reunião com líderes partidários e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta terça (26).

Ayres afirmou ainda que seguirá em diálogo com o Ministério da Fazenda, com a Receita Federal e com líderes partidários para buscar uma solução.

Por causa do regime de urgência, a matéria tinha 45 dias para ser analisada. Caso não fosse, ela passaria a trancar a pauta da Casa —o que estava acontecendo desde a última quinta-feira (21), fazendo com que nenhum outro projeto pudesse ser analisado.

Agora, a proposta será encaminhada às comissões ou poderá ser levada diretamente ao plenário caso seja apresentado e aprovado um requerimento de urgência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.