Híbridos avançam sobre carros elétricos e já afetam encomenda de peças por montadoras

Grupos como General Motors e VW recuaram da expansão da capacidade de elétricos recentemente

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Peter Campbell
Londres | Financial Times

Os fabricantes de automóveis estão instruindo seus fornecedores a mudar o foco dos modelos elétricos para veículos híbridos por lidarem com "uma desaceleração acentuada" na demanda por carros exclusivamente a bateria, de acordo com o chefe da fabricante de peças Dowlais.

A empresa, anteriormente a divisão automotiva da GKN, é especializada na fabricação de eixos laterais que se encaixam tanto em carros elétricos quanto em carros a combustão, proporcionando cerca de seis meses de visibilidade de fornecimento em todos os tipos de veículos.

Carros em linha de montagem em fábrica da Tesla, em Austin, Texas - AFP

Há "grandes mudanças" com uma migração dos veículos elétricos para modelos híbridos, disse o diretor-executivo da Dowlais, Liam Butterworth, na quinta-feira, prevendo que os fabricantes de automóveis seriam forçados a reduzir os preços dos EVs neste ano.

"Há muita reposição acontecendo nas plataformas de motores a combustão interna, já que os fabricantes de automóveis estão se afastando dos EVs" nos mercados ocidentais, disse ele ao Financial Times.

"Temos uma visão bastante clara dos cronogramas deste ano", acrescentou, com "grandes mudanças de uma plataforma para outra nos fabricantes de automóveis à medida que realocam volumes" longe dos elétricos.

A mudança ocorre à medida que o crescimento das vendas de EVs diminuiu e, em alguns casos, caiu, em todo o mundo, já que os motoristas permanecem relutantes em pagar preços mais altos por carros elétricos e têm preocupações com autonomia e carregamento.

A velocidade da desaceleração pegou vários fabricantes de automóveis de surpresa, com grupos como General Motors e VW recuando na expansão da capacidade de EVs nos últimos meses e desviando recursos para os modelos com motores, especialmente híbridos.

Os fabricantes de automóveis estão oferecendo grandes descontos em elétricos nos EUA, Alemanha e Reino Unido para sustentar suas vendas, mostraram dados da indústria.

A China permaneceu um mercado forte para elétricos devido a regras locais e incentivos, disse Butterworth, mas os EUA foram decepcionantes e ele não vê "muito momentum".

Ele acrescentou: "Vemos as três grandes (Ford, GM, Stellantis) recuando em grandes investimentos em elétricos e indo para híbridos."

Na Europa, o mercado continua ligado a incentivos, com "a Alemanha caindo em dezembro [após cancelar incentivos], onde vimos uma queda completa em alguns cronogramas de plataformas de EVs no espaço de duas a três semanas".

Butterworth acrescentou: "Os incentivos gerais por país estão tendo um grande efeito em termos de consumidores dispostos a comprar."

Ele esperava "mais preços e incentivos comerciais este ano", já que os fabricantes de automóveis precisam forçar as vendas para atingir metas de carbono ou cotas de elétricos em mercados como o Reino Unido.

Seus comentários surgem à medida que a Dowlais, que se desmembrou do proprietário da GKN, Melrose, em abril passado, relatou uma ampliação da perda antes de impostos de 62 milhões de libreas em 2022 para 522 milhões de libras no ano passado, após registrar uma baixa de 430 milhões de libras de sua unidade de pós de metal.

Butterworth disse que a empresa tinha "a estrutura de custos correta, o portfólio certo de produtos e tecnologia" e estava sendo "cautelosa" sobre quais novos veículos fornecer.

As ações caíram um terço desde o desmembramento, o que Butterworth disse ser em parte devido a acionistas legados da Melrose vendendo suas participações no novo negócio.

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