Morre Daniel Kahneman, prêmio Nobel e pai da economia comportamental, aos 90 anos

Professor de Princeton e autor de 'Rápido e Devagar' propôs abordagem psicológica para a ciência econômica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Robert D. Hershey Jr.
The New York Times

Daniel Kahneman, que nunca fez um curso de economia, mas foi pioneiro no ramo da disciplina que se baseia na psicologia, levando ao Prêmio Nobel em Ciências Econômicas em 2002, morreu nesta quarta-feira (27) aos 90 anos.

Sua morte foi confirmada por sua parceira, Barbara Tversky. Ela se recusou a dizer onde ele faleceu.

Kahneman, que por muito tempo esteve associado à Universidade de Princeton e morava no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, usou sua formação como psicólogo para avançar no que veio a ser chamado de economia comportamental.

O trabalho, feito principalmente na década de 1970, levou a uma reavaliação de questões tão diversas como negligência médica, negociações políticas internacionais e avaliação de talentos no beisebol, todas as quais ele analisou, principalmente em colaboração com Amos Tversky, um psicólogo cognitivo da Universidade de Stanford que fez um trabalho inovador sobre julgamento humano e tomada de decisões.

Daniel Kahneman, fala durante palestra no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em 2013 - swiss-image.ch

Ao contrário da economia tradicional, que assume que os seres humanos geralmente agem de maneira totalmente racional e que quaisquer exceções tendem a desaparecer à medida que os riscos aumentam, a escola comportamental se baseia em expor vieses mentais inatos que podem distorcer o julgamento, muitas vezes com resultados contraintuitivos.

"Sua mensagem central não poderia ser mais importante", disse o psicólogo e autor da Universidade de Harvard, Steven Pinker, ao jornal The Guardian em 2014, "ou seja, que a razão humana, deixada por conta própria, tende a cometer uma série de falácias e erros sistemáticos, então se quisermos tomar decisões melhores em nossas vidas pessoais e como sociedade, devemos estar cientes desses vieses e procurar soluções alternativas. Essa é uma descoberta poderosa e importante."

Kahneman se deliciava em apontar e explicar o que ele chamava de "falhas" universais do cérebro. A mais importante delas, segundo os behavioristas, é a aversão à perda: por que, por exemplo, a perda de US$ 100 dói cerca de duas vezes mais do que o ganho de US$ 100 traz de prazer?

Entre suas inúmeras implicações, a teoria da aversão à perda sugere que é tolice verificar frequentemente a carteira de ações, já que a predominância da dor experimentada no mercado de ações provavelmente levará a uma cautela excessiva e possivelmente autodestrutiva.

De maneira amável e humilde, Kahneman não apenas acolhia o debate sobre suas ideias, mas também contava com a ajuda de adversários, bem como de colegas, para aperfeiçoá-las. Quando perguntado quem deveria ser considerado o "pai" da economia comportamental, Kahneman apontou para o economista da Universidade de Chicago, Richard H. Thaler, um estudioso mais jovem a quem descreveu em sua autobiografia do Nobel como seu segundo amigo profissional mais importante, depois de Amos Tversky.

"Eu sou o avô da economia comportamental", Kahneman permitiu em uma entrevista de 2016 para este obituário, em um restaurante perto de sua casa no sul de Manhattan.

Essa nova escola de pensamento não teve sua primeira grande exposição pública até 1985, em uma conferência na Universidade de Chicago, uma fortaleza da economia tradicional.

A reputação pública de Kahneman repousava fortemente em seu livro de 2011 "Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar", que figurou nas listas de best-sellers de ciência e negócios.

Um comentarista, ensaísta, estatístico matemático e ex-operador de opções Nassim Nicholas Taleb, autor do influente livro sobre improbabilidade "O Cisne Negro", colocou "Rápido e Devagar" no mesmo patamar que "A Riqueza das Nações" de Adam Smith e "A Interpretação dos Sonhos" de Sigmund Freud.

O autor Jim Holt, escrevendo no The New York Times Book Review, chamou "Rápido e Devagar" de "um livro incrivelmente rico: lúcido, profundo, cheio de surpresas intelectuais e valor de autoajuda."

Shane Frederick, professor na Escola de Administração de Yale e um pupilo de Kahneman, disse por e-mail em 2016 que Kahneman havia "ajudado a transformar a economia em uma verdadeira ciência comportamental, em vez de um mero exercício matemático para delinear as consequências lógicas de um conjunto frequentemente insustentável de pressupostos."

Motoristas de táxi e detentores de ingressos

Kahneman propagou suas descobertas com um estilo de escrita cativante, usando vinhetas ilustrativas com as quais até mesmo leitores leigos poderiam se envolver.

Ele e Thaler ponderaram, por exemplo, questões como por que os motoristas de táxi frequentemente trabalham mais horas quando as oportunidades são escassas, mas encerram o expediente cedo quando pedestres encharcados de chuva estão desesperados por uma corrida. A explicação era que muitos motoristas têm uma meta de renda diária fixa e se aposentarão quando a atingirem; a aversão à perda sugere que eles trabalharão mais, para atingir esse objetivo, quando os passageiros são escassos.

Kahneman escreveu que Thaler o inspirou a estudar, como experimento, a chamada contabilidade mental de alguém que chega ao teatro e percebe que perdeu ou o ingresso ou o equivalente em dinheiro. Kahneman descobriu que as pessoas que perderam o dinheiro ainda comprariam um ingresso de alguma forma, enquanto aqueles que perderam um ingresso já comprado teriam mais chances de voltar para casa.

Thaler ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2017 — oficialmente o Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Kahneman dividiu seu Nobel de 2002 com Vernon L. Smith da Universidade George Mason, na Virgínia. "Se Tversky estivesse vivo, certamente teria dividido o Nobel com Kahneman, seu colaborador de longa data e querido amigo", Holt escreveu em sua resenha de 2011 no Times. Tversky morreu em 1996 aos 59 anos.

Muito do trabalho de Kahneman se baseia na noção — que ele não originou, mas organizou e avançou — de que a mente opera em dois modos: rápido e intuitivo (atividades mentais com as quais nascemos, chamadas de Sistema Um), ou lento e analítico, um modo mais complexo envolvendo experiência e exigindo esforço (Sistema Dois).

Outros personificaram esses modos mentais como Econs (pessoas racionais e analíticas) e Humans (emocionais, impulsivos e propensos a exibir vieses mentais inconscientes e uma confiança imprudente em regras duvidosas). Kahneman e Tversky usaram a palavra "heurísticas" para descrever essas regras de ouro. Uma delas é o "efeito halo", onde ao observar um atributo positivo de outra pessoa, percebemos outras qualidades que na realidade não estão lá.

"Antes de Kahneman e Tversky, as pessoas que pensavam sobre problemas sociais e comportamento humano tendiam a assumir que somos principalmente agentes racionais", escreveu o colunista do Times, David Brooks, em 2011. "Elas assumiam que as pessoas têm controle sobre as partes mais importantes de seu próprio pensamento. Elas assumiam que as pessoas são basicamente maximizadoras de utilidade sensatas, e que quando se afastam da razão é porque alguma paixão como medo ou amor distorceu seu julgamento."

Mas Kahneman e Tversky, continuou ele, "proporcionaram uma visão diferente da natureza humana."

Como Brooks descreveu: "Somos jogadores em um jogo que não entendemos. A maior parte do nosso próprio pensamento está abaixo da consciência." Ele acrescentou: "Nossos vieses frequentemente nos fazem desejar coisas erradas. Nossas percepções e memórias são escorregadias, especialmente sobre nossos próprios estados mentais. Nosso livre arbítrio é limitado. Temos muito menos controle sobre nós mesmos do que pensávamos."

O trabalho de Kahneman e Tversky, concluiu ele, "será lembrado daqui a centenas de anos."

Na sombra dos nazistas

Daniel Kahneman nasceu em 5 de março de 1934, em uma família de judeus lituanos que haviam emigrado para a França no início dos anos 1920. Após a queda da França para a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, Daniel, como outros judeus, foi obrigado a usar uma Estrela de Davi do lado de fora de suas roupas. Seu pai, chefe de pesquisa em uma fábrica de produtos químicos, foi preso e internado em uma estação antes de ser deportado para um campo de extermínio, mas foi então libertado sob circunstâncias misteriosas. A família escapou para a Riviera e depois para o centro da França, onde viveram em um galinheiro convertido.

O pai de Daniel morreu pouco antes do Dia D, em junho de 1944, e Daniel, na época um aluno da oitava série, e sua irmã, Ruth, acabaram na Palestina controlada pelos britânicos com sua mãe, Rachel.

Ele se formou na Universidade Hebraica de Jerusalém com especialização em psicologia, concluindo seus estudos universitários em dois anos. Em 1954, após a fundação do estado de Israel, ele foi convocado para as Forças de Defesa de Israel como segundo tenente.

Após um ano como líder de pelotão, ele foi transferido para o ramo de psicologia, onde recebeu ocasionalmente tarefas para avaliar candidatos ao treinamento de oficiais.

A capacidade da unidade de prever o desempenho, no entanto, era tão ruim que ele cunhou o termo "ilusão de validade", significando um viés cognitivo no qual alguém demonstra excesso de confiança na precisão de seus julgamentos. Duas décadas depois, essa "ilusão" se tornou um dos elementos mais citados na literatura de psicologia.

Ele se casou com Irah Kahan em Israel e logo partiram para a Universidade da Califórnia, Berkeley, onde ele recebeu uma bolsa. Ele obteve seu doutorado em psicologia lá. Ele retornou a Israel para lecionar na Universidade Hebraica de 1961 a 1977. O casamento terminou em divórcio. (Kahneman possuía dupla cidadania, nos Estados Unidos e em Israel.)

Em 1978, Kahneman se casou com Anne Treisman, uma renomada psicóloga britânica que recebeu a Medalha Nacional de Ciências em 2013 do presidente Barack Obama. Ela faleceu em 2018. Ele e Treisman eram amigos de longa data dos Tverskys.

Além de Barbara Tversky, ele é sobrevivido por um filho e uma filha de seu primeiro casamento, Michael Kahneman e Lenore Shoham; duas enteadas de seu segundo casamento, Jessica e Deborah Treisman; dois enteados do mesmo casamento, Daniel e Stephen Treisman; três netos; e quatro enteadas. Ele morou no Greenwich Village de Nova York por muitos anos.

A carreira norte-americana de Kahneman incluiu cargos de ensino na Universidade da Colúmbia Britânica e em Berkeley antes de ingressar no corpo docente da Universidade de Princeton em 1993.

Seu livro mais recente é "Ruído: Um Defeito no Julgamento Humano" (2021), escrito com Cass Sunstein e Olivier Sibony. No Times Book Review, Steven Brill chamou-o de "um tour de force de erudição e escrita clara".

O livro analisa como o julgamento humano frequentemente varia amplamente mesmo entre especialistas, como refletido em decisões judiciais, prêmios de seguros, diagnósticos médicos e decisões corporativas, bem como em muitos outros aspectos da vida.

E ele distingue entre vieses previsíveis - um juiz, por exemplo, que sentencia consistentemente réus negros de forma mais severa - e o que os autores chamam de "ruído": decisões menos explicáveis resultantes do que eles definem como "variabilidade indesejada nos julgamentos".

Em um exemplo, os autores relatam que os médicos são mais propensos a solicitar exames de câncer para pacientes que veem de manhã cedo do que à tarde.

O livro, como os outros dele, foi um desdobramento da busca ao longo da vida de Kahneman para entender como a mente humana funciona - quais processos de pensamento levam as pessoas a tomar os tipos de decisões e julgamentos que fazem ao navegar por um mundo complexo. E no final de sua vida, ele reconheceu que ainda havia muito mais a ser conhecido.

Em uma entrevista com Kara Swisher em seu podcast do Times "Sway" em 2021, ele disse: "Se eu estivesse começando minha carreira agora, estaria escolhendo entre inteligência artificial e neurociência, porque essas são agora formas particularmente empolgantes de olhar para a natureza humana".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.