Milei descarta dolarização da Argentina antes de eleição legislativa de 2025

Presidente argentino reiterou que planeja fechar o banco central do país em algum momento, sem dar detalhes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manuela Tobias
Bloomberg

O presidente argentino Javier Milei disse que descarta uma dolarização da economia antes das eleições legislativas do ano que vem, o primeiro indício de um cronograma para sua proposta de campanha mais ambiciosa.

"Não creio que chegaremos lá antes das eleições legislativas do próximo ano, mas o objetivo continua a existir", disse Milei à CNN en Espanol em entrevista que foi ao ar neste domingo (31) à noite.

Milei já havia dito que a dolarização viria só depois que seu governo limpasse o balanço do banco central e reformasse o sistema financeiro do país, sem sinalizar datas.

Presidente argentino Javier Milei segura uma placa simulando uma nota de US$ 100 estilizada com seu rosto
Presidente argentino Javier Milei, então candidato, segura uma placa simulando uma nota de US$ 100 dólares durante o encerramento da campanha eleitoral que ele venceria, em novembro de 2023 - REUTERS

Milei acrescentou que trabalha em uma "reforma do sistema financeiro" que servirá como passo fundamental para o eventual fechamento do banco central, outro componente do plano econômico de sua campanha.

Milei não deu detalhes sobre a reforma, nem disse quando ocorrerá, mas confirmou sua visão de fechar a autoridade monetária em algum momento.

"Podemos fazer todas as reformas que quisermos, mas se deixarmos o banco central viver, mais cedo ou mais tarde, políticos delinquentes vão usá-lo para roubar o povo", disse Milei.

O presidente libertário criticou os políticos por roubarem "grosseira e violentamente" os cidadãos, referindo-se à ideia de que a emissão desenfreada de dinheiro pelo banco central colocou a inflação argentina entre as mais altas do mundo.

Durante a entrevista, Milei criticou vários líderes latino-americanos, incluindo o presidente colombiano Gustavo Petro. Depois de chamá-lo de "terrorista, assassino e comunista", o governo da Colômbia expulsou funcionários da embaixada argentina.

Colômbia e Argentina divulgaram uma declaração conjunta domingo à noite de que mantiveram conversações para "superar quaisquer diferenças" e que a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, visitaria Bogotá em breve.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.