Carros elétricos no Brasil: Hyundai aposta em preço competitivo para vender Kona EV

Modelo chegou ao Brasil após ser descontinuado em outros mercados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Kona EV chegou ao Brasil em meio a problemas de relacionamento entre a Hyundai do Brasil e o grupo Caoa. Os desentendimentos foram resolvidos e as empresas selaram uma nova parceria, mas o SUV elétrico vive seus últimos dias na geração atual.

O modelo comercializado hoje no país já teve o desenho atualizado em outros mercados, mas preserva qualidades como a agilidade no trânsito. Outro ponto positivo é o preço, que coloca o carro na disputa direta com utilitários compactos flex.

Hyundai Kona EV
Elétrico, Hyundai Kona EV tem porte de SUV compacto - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Hyundai Kona EV

Preço: R$ 189.990 (março/2024)
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 136 cv
Torque: 40,3 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 39,2 kWh
Pneus: 215/55 R17
Peso: 1.650 kg
Porta-malas: 332 litros
Comprimento: 4,21 m
Largura: 1,80 m
Altura: 1,67 m
Entre-eixos: 2,60 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 8,8
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 6,5
Consumo urbano (kW/100 km): 12,2
Consumo rodoviário (kW/100 km): 14,6

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.