Carros elétricos no Brasil: Autonomia do Chevrolet Bolt permite viagens mais longas

Apesar de eficiente, hatch deixou de ser importado para o Brasil

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São Paulo

A Chevrolet está ajustando sua estratégia para carros elétricos, e o Bolt está fora dos planos neste momento. Mas apesar do preço elevado, o hatch de porte médio mostrou qualidades como espaço interno e autonomia.

Com a boa capacidade das baterias associada a um baixo consumo de energia, o modelo da GM é capaz de percorrer 420 km na estrada, o que permite fazer até viagens interestaduais.

Chevrolet Bolt se destaca pela autonomia nos usos urbano e rodoviário - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Chevrolet Bolt

Preço: R$ 329 mil (setembro/2022)
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 203 cv
Torque: 47,7 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 66 kWh
Pneus: 215/50 R17
Peso: 1.641 kg
Porta-malas: 478 litros
Comprimento: 4,17 m
Largura: 1,77 m
Altura: 1,61 m
Entre-eixos: 2,60 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 7,7
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 4,7
Consumo urbano (kW/100 km): 13,6
Consumo rodoviário (kW/100 km): 15,7

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

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