Há um ano, a General Motors confirmou uma série de lançamentos de carros elétricos no Brasil.
É um processo difícil, que depende da disponibilidade dos carros para importação. Mas para quem deseja um modelo que não queima combustível, as opções da Chevrolet têm alcançado bons resultados em testes.
O Bolt foi o mais rápido entre os hatches elétricos no Ranking Folha-Mauá 2023. O carro chegou aos 100 km/h em menos de oito segundos, sendo mais rápido que todos os compactos flex avaliados no ciclo atual.
A montadora americana pretende lançar 30 carros elétricos e autônomos no mundo até 2025, resultado de um investimento de US$ 35 bilhões. Para o Brasil, estão reservados modelos como a versão "zero emission" do Equinox.
Nas medições de consumo, o Renault Kwid E-Tech foi o vencedor, com menor gasto de energia tanto na cidade como na estrada. Embora mantenha a simplicidade do subcompacto movido a etanol ou gasolina, a versão recarregável na tomada tem seis airbags e câmbio automático.
COMO SÃO FEITOS OS TESTES
Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).
A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.
Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.
O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.