Carros elétricos no Brasil: Mercedes elétrico mantém luxo da versão a gasolina

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São Paulo

A linha E é a mais icônica entre os sedãs da Mercedes. Na opção 100% elétrica, características como suavidade ao rodar e silêncio a bordo foram preservadas.

O EQE 300 tem 250 cv de potência, o que não é muito para um carro com quase cinco metros de comprimento e 2.385 quilos. Ainda assim, a prova de aceleração do zero aos 100 km/h foi cumprida em 7,2 segundos, número de carro esportivo.

Mercedes EQE
Sedã elétrico Mercedes EQE se destaca por desempenho e luxo - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Mercedes EQE 300

Preço: R$ 707,9 mil (fevereiro/2024)
Motor: elétrico, traseiro
Potência: 245 cv
Torque: 56,1 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 89 kWh
Pneus: 235/35 R21 (dianteira), 285/30 R21 (traseira)
Peso: 2.385 kg
Porta-malas: 430 litros
Comprimento: 4,95 m
Largura: 1,96 m
Altura: 1,51 m
Entre-eixos: 3,12 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 7,2
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 5,2
Consumo urbano (kW/100 km): 23,3
Consumo rodoviário (kW/100 km): 24,1

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

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