A Eve, controlada pela Embraer, divulgou nesta quarta-feira (8) um vídeo do primeiro protótipo de seu carro voador construído em escala real. Segundo a empresa, a aeronave deve entrar em serviço em 2026.
Anteriormente, a companhia havia apresentado apenas o primeiro conceito da cabine do eVtol (aeronaves de decolagem e pouso na vertical, popularmente conhecidas como carros voadores).
A Eve afirma que já soma, no total, quase 3.000 cartas de intenção para seu eVtol. Ao todo, são 30 clientes espalhados pelo mundo –eles são operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
Totalmente elétrico e com um alcance de 100 quilômetros, o eVtol brasileiro é do tipo lift & cruise, ou seja, possui asas e rotores (hélices) separados para propulsão vertical e horizontal.
No Brasil, a maior parte dos pedidos são de empresas como Avantto, que faz compartilhamento de aeronaves, e Helisul, do ramo de fretamento de aviões e helicópteros.
A empresa aguarda a certificação do veículo pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), necessária para a realização de voos comerciais. O processo está sendo conduzido de forma simultânea com a FAA (autoridade da aviação civil dos Estados Unidos).
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.